Relações Internacionais na FGV:

Sobre o curso

O trabalho em sala de aula visa o desenvolvimento de habilidades e competências – da redação de textos profissionais a técnicas de visualização de dados usando linguagem computacional; da elaboração de campanhas de captação de recursos e advocacy à análise de risco político para o mercado financeiro. Trata-se de um programa desenhado para preparar os estudantes para que possam trabalhar em organismos internacionais, bancos de investimento, organizações não-governamentais, consultorias de risco político, empresas multinacionais, mídia e comunicação, além de carreiras em pesquisa aplicada.

A nossa grade curricular trabalha e interconecta diferentes temáticas das RI’s, entre elas: questões de geopolítica e diplomacia, guerra e paz, conflitos e crises humanitárias, economia e finanças globais, cooperação internacional para o desenvolvimento, técnicas de negociação em contextos multiculturais, análise de risco político, avaliação de políticas públicas e Big Data, entre outros.

ri

Nossos alunos contam com a possibilidade de fazer intercâmbio, imersão e voluntariado no Brasil e no exterior, dando-lhes experiência prática num ambiente internacional. Visando preparar os alunos para essas experiências, parte significativa das disciplinas do curso será oferecida em inglês.

O corpo docente do curso tem formação em instituições de excelência no exterior e ampla experiência em pesquisa aplicada, além de conexões com o mercado de trabalho, incluindo organizações internacionais, consultorias de análise de risco, órgãos do governo, entre outros. Saiba mais sobre os nossos professores e conheça seus projetos de pesquisa na seção Equipe.

"A Escola de RI treina seus alunos em habilidades e competências que o mercado tem valorizado cada vez mais. A experiência de cursar RI na FGV é completa, voltada para formar profissionais muito competentes e cidadãos com uma base muito sólida"

Carolina Moehlecke

Professora da FGV RI
foto carol moehlecke