A União Europeia e a América Latina

Em 2007 foi assinado o documento responsável por afirmar a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia. Tal parceria destina-se a aproximar ambas as regiões e construir convergências. Dessa forma, o Centro de Relações Internacionais convida a professora Miriam Saraiva para debater e trazer uma nova visão acerca da relação entre esses dois atores. Miriam Saraiva é Ph.D pela Universidade Complutense de Madrid e atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Em sua fala, a professora estabelece a distinção entre duas formas de dialogo: a bilateral e a multilateral. Sendo a primeira destinada a questões exclusivas de dois Estados, como intercambio de acadêmicos, ao passo que a segunda trata de temas mais amplos da política internacional, como questões de segurança. Assim, também foram tratadas as repercussões de tais diálogos.

Confira alguns dos Pocket Talks anteriores aqui:

A União Europeia e o Desafio do Desenvolvimento Sustentável - 4ª Semana da Europa

Narcotráfico na América Latina: atores e dinâmicas

O programa nuclear brasileiro: uma história oral

Entrevistado:
Data: