Centro de Relações Internacionais

O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas, sediado no CPDOC, foi fundado em 2009 para promover a pesquisa e o ensino da política internacional e da história global. Desde então, os interesses de pesquisa de seu corpo docente têm alcançado os mais diferentes temas, tais como o papel das potências emergentes na ordem mundial, a Europa nas suas relações com o Brasil e com a América Latina, a política externa brasileira, o programa nuclear brasileiro e as relações transatlânticas, sempre através de uma perspectiva que considera a atualidade e a história. Pesquisadores convidados, por sua vez, têm expandido o alcance temático do trabalho desenvolvido, através da colaboração em pesquisas sobre Economia Política Internacional, Teoria de Relações Internacionais, História do Brasil no mundo, política e cultura no Oriente Médio, multilateralismo e integração regional, além de outras contribuições.

O Centro colabora também ativamente para a consolidação da posição da Fundação Getulio Vargas como um think-tank internacional líder em sua área, criando canais de diálogo entre os diversos centros de interesse que se encontram nas relações internacionais, como a academia, a diplomacia, o terceiro setor e o setor privado.

Levando em consideração esses objetivos, e reforçando sua posição no debate público brasileiro e internacional sobre questões contemporâneas, a partir da próxima quinta-feira (16 de outubro de 2014), o Centro de Relações Internacionais oferecerá semanalmente um novo canal de comunicação, os Pocket Talks. A seção Pocket Talks de seu website, através de curtas entrevistas com os professores e os pesquisadores colaboradores do Centro, permitirá uma divulgação mais imediata de seus trabalhos desenvolvidos, bem como das reações e análises de seus integrantes diante dos mais relevantes acontecimentos internacionais.

Todos ficam, assim, através da Pocket Talks, convidados a acompanhar mais de perto as atividades do Centro de Relações Internacionais da FGV.

* Os artigos publicados na coluna não traduzem a opinião da Fundação Getulio Vargas. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Entrevistado: 
Data: 
14/10/2014
 
Copyright © 2019 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede