The 1975 Brazil-West Germany nuclear accord: technology, politics and dependence

James Cameron apresenta sua pesquisa sobre a história da política nuclear brasileira: "Tecnologia, política e dependência: a crítica interna do acordo nuclear entre Brasil e Alemanha Ocidental em 1975". Cameron é Pós-Doutor em Estudos de Segurança Internacional da Universidade de Yale (Chauncey Program), além de Pesquisador Visitante no Centro de Relações Internacionais. Nesta curta entrevista, explica-se como sua nova pesquisa sobre o Brasil, junto ao CPDOC, relaciona-se ao seu trabalho anterior sobre a estratégia nuclear dos EUA e sua política doméstica.

No Brasil, atores internos desafiaram justificativas da ditadura militar para o acordo com a Alemanha Ocidental, de forma a exacerbar tensões entre o rápido desenvolvimento tecnológico e a soberania – tema em pauta ainda hoje.

Confira alguns dos Pocket Talks anteriores aqui:

Pan-American Feminism and the Rise of International Women's Rights

Dinâmicas Birregionais Europa-América Latina

As sociologias do Sul e seus desafios para uma sociologia global

Entrevistado:
Data: