Equipe

Foto Nathalia Sandoval

Nathalia Carolina Sandoval

Professora Adjunta

Nathalia Sandoval é Professora Agregada na Fundação Getulio Vargas desde 2021. Ela possui PhD em Governança pela Universidade de Texas em Austin (2021). Ela obteve seu mestrado em Ciência Política pela Universidade de Los Andes, em Bogotá, na Colômbia (2012). Ela estudou Direito (2006) e se especializou em Direito Constitucional (2007) pela Universidade Nacional da Colômbia.

Ela é especialista em direito e política, e política comparada. Especificamente, sua área de pesquisa foca nas instituições legais da América Latina, incluindo cortes e direitos humanos, e a relação entre instituições nacionais e comunidades locais. Ela possui interesse particular em métodos qualitativos e mistos. Sua última pesquisa investiga as condições sob as quais os povos indígenas conseguiram introduzir modificações significativas nas instituições nacionais encarregadas do direito à consulta livre, prévia e informada. Seu estudo mostrou como povos indígenas na Colômbia e Bolívia conseguiram superar seu poder limitado, em contraste com o do Estado e empresas extrativistas, para produzir mudança institucional.

Nathalia possui extensa experiência de trabalho com a sociedade civil e organizações não-governamentais. Ela é autora de “Movilizarse ante la Corte: trayectoria y efectos de tres episodios de movilización legal constitucional de feministas, indígenas, y víctimas de crímenes de Estado en Colombia” (Editorial Universidad de los Andes, 2016).