Centro de Carreiras
A Escola de Relações Internacionais enfatiza a inserção profissional de seus estudantes, sendo este um diferencial chave da graduação. Nosso foco é preparar estudantes não apenas para a carreira acadêmica ou diplomática, mas também apresentar todas as possibilidades profissionais de um internacionalista, além de oferecer ferramentas que preparam os egressos adequadamente para o caminho que escolherem -- seja trabalhar em instituições internacionais, no setor público, no setor privado ou no âmbito acadêmico.
O Centro de Carreiras é diretamente ligado à Clínica de Habilidades. Algumas aulas oferecidas pela Clínica foram pensadas como forma de ajudar o aluno a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, sendo de caráter obrigatório. Alguns exemplos de oficinas são:
- Planejamento Pessoal de Carreira
- Como Preparar um Currículo
- Como Escrever uma Carta de Motivação
- Entrevistas de Emprego
- Preparando sua Carreira em Organismos Internacionais
- Networking e Construindo Relacionamentos
Além disso, o Centro de Carreiras também conta com as seguintes atividades:
1. Conversas de Carreiras - Quatro encontros semestrais com um profissional de Relações Internacionais, a fim de que os alunos conheçam todas as possibilidades de carreira que a área oferece.
2. Programa de mentoria - Alunos da graduação serão pareados com ex-alunos a fim de promover networking, dialogar sobre escolhas de carreira, incentivar atividades extracurriculares, entre outras iniciativas essenciais para o desenvolvimento dos alunos.
3. Reconhecimento por voluntariado - Alunos que realizarem um certo número de horas de voluntariado por ano receberão um reconhecimento especial na forma de um certificado, a fim de reconhecer sua contribuição à comunidade como um todo. As horas necessárias são:
Certificado Bronze para 30 horas de voluntariado;
Certificado Prata para 70 horas de voluntariado;
Certificado Ouro para 100 horas ou mais de voluntariado.
4. Feiras de Carreiras
Tanto a Escola de Relações Internacionais como as outras Escolas da FGV organizam, anualmente, feiras de carreira para facilitar contatos entre alunos e possíveis empregadores.
5. Estágio Supervisionado
Todos os alunos preparam um relatório de estágio no qual detalham os maiores desafios e aprendizados, como o ensino da graduação se relaciona com sua atuação profissional e ao final recebem feedback dos professores.