A Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas anuncia a abertura de processo seletivo para 1 (uma) vaga de Assistente de Pesquisa – Eixo Metodologias Quantitativas, na modalidade de bolsista de pesquisa, sob a supervisão dos professores Eduardo Mello e Juliana Camargo (FGV RI). A pessoa selecionada terá a oportunidade de atuar com pesquisas quantitativas voltadas à avaliação de impacto de políticas de educação e de políticas ambientais selecionadas.
RESPONSABILIDADES
Colaboração no desenho, condução e discussão de pesquisas quantitativas envolvendo métodos de inferência causal experimentais e não experimentais;
Assistência em processamento e análise de dados, construção de bancos de dados a partir do cruzamento de dados secundários, regressões, execução de testes de robustez em todas as etapas dos surveys experimentais e em métodos utilizando dados secundários;
Colaboração na elaboração e formatação de elementos para visualização de dados das pesquisas (gráficos, tabelas etc.);
Auxílio na formatação de publicações a serem submetidas a periódicos acadêmicos;
Assistência no desenvolvimento de planos de análise preliminar da pesquisa.
REQUISITOS MÍNIMOS
Doutorando/mestrando em Economia, Ciência Política, Relações Internacionais ou áreas correlatas, com ênfase em metodologias quantitativas;
Conhecimento avançado em metodologias quantitativas, estatística, programação em R e similares e em processamento, análise e visualização de dados;
Experiência em pesquisa acadêmica, conforme os parâmetros do item acima;
Conhecimento avançado em inglês;
Interesse em trabalhar em pesquisas quantitativas sobre avaliação de impacto de políticas de educação e de políticas ambientais selecionadas.
COMPETETÊNCIAS DESEJADAS
Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal;
Capacidade comprovada de trabalhar de forma autônoma e responsável;
Disciplina com prazos determinados e organização na execução das atividades designadas;
Fortes habilidades organizacionais, gerenciamento de tempo e atenção aos detalhes;
Criatividade na resolução de problemas e na proposição de soluções em pesquisa;
Adaptabilidade e flexibilidade para atender resultados prioritários e demandas variáveis;
Essencial conhecimento de softwares de análise de dados (ex.: SPSS, R, Python);
Experiência em gestão de projetos de pesquisa acadêmica aplicada, com ênfase em metodologias quantitativas;
Experiência com uso de dados georreferenciados será considerado um diferencial.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Carga horária: 20h horas semanais, com flexibilidade de horário
Regime de Trabalho: Híbrido
Início previsto para agosto/2025
Duração total das atividades: 18 meses
Remuneração: R$ 2.000,00 mensais
Vínculo: Bolsa de Pesquisa
Esta vaga não constitui vínculo empregatício.
PROCESSO SELETIVO
Os interessados devem enviar (i) currículo acadêmico-profissional; (ii) carta de motivação (máximo uma página); (ii) exemplo de scrip próprio em R contendo um exemplo de análise descritiva de determinada base de dados, juntamente com aplicação de pelo menos um método de inferência causal.
Importante: os documentos descritos em (i) e (ii) devem ser enviados no formato PDF, por e-mail cujo assunto será “Nome do Candidato – Assistente de Pesquisa (Eixo Quantitativo). Candidaturas em outros formatos de arquivo serão desconsideradas e o candidato será desclassificado do processo seletivo.
O e-mail deverá ser enviado para ri@fgv.br, com cópia para juliana.camargo@fgv.br e eduardo.mello@fgv.br até o dia 11 de julho de 2025, às 23h59pm. Os candidatos pré-selecionados serão contatados por e-mail sobre as próximas etapas do processo seletivo.
Candidatos pré-selecionados que não puderem comparecer à entrevista em São Paulo poderão participar da mesma em formato remoto.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ri@fgv.br, com cópia para juliana.camargo@fgv.br e eduardo.mello@fgv.br.