Notícias

Oportunidade no projeto "Making Autonomous Sustainable Trade Regulations Work for Everyone" - Pós-doutorado

Desde 1944, a FGV é um centro de excelência sem fins lucrativos que se dedica à pesquisa e à docência. Em 2021, fomos classificados entre os melhores think tanks do mundo, de acordo com o Global Go To Think Tanks da Universidade da Pensilvânia. Nossos programas de graduação e pós-graduação alcançam os maiores índices em todas as avaliações nacionais realizadas por Capes, CNPq e Guia do Estudante Abril.

Oportunidade para uma vaga de pós-doutorado (duração de dois anos) no projeto “Making Autonomous Sustainable Trade Regulations Work for Everyone” em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Geneva Graduate Institute (IHEID) - Baseado em São Paulo (Brasil)

Quem somos:

O projeto “Making Autonomous Sustainable Trade Regulations Work for Everyone”, financiado pelo SNIS (Swiss Network of International Studies), é um projeto de dois anos coordenado por Cédric Dupont (IHEID) e Joost Pauwelyn (IHEID), em parceria com Rodrigo Fagundes Cezar da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, Brasil.

O projeto visa detalhar as condições para que políticas comerciais e de sustentabilidade unilaterais, como a EUDR, sejam consideradas legítimas pelos países em desenvolvimento e qual poderia ser o papel das instituições internacionais nesse processo. Em outras palavras, o que deve e pode ser feito para mitigar as questões de legitimidade das regulamentações comerciais e de sustentabilidade unilaterais/autônomas da UE e, assim, promover seus resultados positivos a longo prazo? Especificamente:

  1. Quais ações potenciais da UE podem ser consideradas aceitáveis tanto pelos constituintes da UE quanto pelos stakeholders estrangeiros?
  2. Quais ações os formuladores de políticas públicas da UE e dos países estrangeiros afetados pelas leis da UE podem realizar para promover a legitimidade e a eficiência das regras da UE?
  3. Em que medida as OIs (Organizações Internacionais) podem orquestrar uma solução e mitigar as questões de legitimidade das políticas comerciais unilaterais? Em outras palavras, quais ações os funcionários civis internacionais nas organizações internacionais (OIs), em particular aqueles em Genebra, podem realizar para mitigar o potencial impacto social negativo das regras unilaterais/autônomas e aumentar seu impacto ambiental positivo?
  4. Quais são as melhores práticas de orquestração das OIs no comércio e na sustentabilidade que podemos extrair de experiências e que podem ser aplicáveis às políticas comerciais sustentáveis autônomas da UE?
  5. Quais são os quadros legais e as melhorias regulatórias necessárias para desempenhar um papel de mediação honesta nas políticas de comércio e sustentabilidade autônomas?
  6. Quais são os efeitos heterogêneos no terreno das políticas unilaterais existentes (por exemplo, o RED da UE) que podem ser usados como referência para futuras políticas?

O pós-doutorando trabalhará em estreita parceria com pesquisadores de doutorado no Brasil e em Genebra, Suíça, e será supervisionado diretamente por Rodrigo Fagundes Cezar (FGV). A posição é baseada em São Paulo, Brasil.

Responsabilidades do pós-doutorando:
  • Conduzir sua própria pesquisa relacionada ao projeto de pesquisa;
  • Atividades de publicação;
  • Apoio ao supervisor com autoadministração relacionada à pesquisa;
  • Início do projeto idealmente em 1º de setembro de 2024, mas com possibilidade de início em 1º de outubro de 2024.
O que oferecemos:
  • Remuneração equivalente à estabelecida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): R$ 9.318,90/mês para dedicação de 40 horas semanais;
  • Um ambiente de pesquisa vibrante e dinâmico em uma das principais universidades do Brasil, como parte de uma rede internacional de pesquisa envolvendo ONGs, várias universidades e rule-makers privados;
  • Uma equipe ativa em pesquisa e cooperativa;
  • Oportunidades de participar em projetos de pesquisa e publicações em andamento.
Requisitos:
  • Doutorado completo em ciência política, economia ou relações internacionais;
  • Interesse de pesquisa em questões de economia política internacional em geral e, mais especificamente, política comercial;
  • Excelente domínio de métodos de pesquisa quantitativa;
  • Experiência com experimentos de survey é altamente desejável ou, pelo menos, interesse em desenvolver essas habilidades com celeridade;
  • Experiência em projetos de pesquisa colaborativa é altamente desejável;
  • Muito bom domínio do inglês; conhecimento de português é altamente desejável, mas não obrigatório.
Documentos para candidatura:
  • Carta de motivação;
  • CV;
  • Diploma de doutorado;
  • Um esboço de 2 páginas de um projeto de pós-doutorado relacionado ao foco de pesquisa do projeto;
  • Dados de contato de duas referências que podemos contatar após a fase de entrevista.

As inscrições devem ser enviadas para rodrigo.cezar@fgv.br com o assunto “Post-doc application” até 20 de agosto.