Notícias

British Academy elege projeto que desenvolve sistema de vigilância para a região amazônica baseado em drones para o EIPM Awards 2025

A sigla EIPM se refere à Evidence-informed Policymaking, uma iniciativa da British Academy, apoiada pelo Fundo de Parcerias Científicas Internacionais do governo britânico. O objetivo da EIPM Grants é promover a colaboração internacional entre pesquisadores, formuladores de políticas e profissionais para fortalecer a base de evidências que fundamenta a formulação de políticas públicas.

O programa oferece prêmios de até £150.000 por um período de 12 meses. Na edição de 2025, a FGV teve 4 projetos eleitos para receber o apoio.

Saiba mais sobre o projeto:


"Using Drones to Monitor Environmental Crimes in the Brazilian
Amazon"

Liderada por Juliana Camargo, Professora Adjunta da FGV RI, e com participação de Eduardo Mello, Coordenador da FGV RI, a iniciativa busca enfrentar os desafios da fiscalização ambiental em regiões remotas da Amazônia.

O enforcement de leis pela polícia e por agências ambientais é limitado nas regiões remotas da Amazônia, deixando as comunidades expostas aos impactos ambientais e à intimidação de grupos criminosos. Este projeto visa desenvolver um sistema de vigilância baseado em drones para aprimorar os esforços locais de conservação na região de Fonte Boa, reduzindo os riscos pessoais e os custos econômicos associados ao monitoramento de acordos de pesca. Ao treinar autoridades governamentais locais e líderes comunitários para operar drones e interpretar imagens aéreas, pretendemos reduzir atividades ilícitas, proteger os estoques pesqueiros e conservar ecossistemas de várzea.

  • Inestigator: Juliana Camargo (FGV RI)

  • Co-Investigator: Eduardo Mello (FGV RI)