Processo Seletivo – Professor Agregado em Comércio Exterior
24/02/2021

A Escola de Relações Internacionais da FGV (FGV RI) abre processo seletivo para a contratação de um(a) Professor(a) Agregado(a) em Comércio Exterior, em tempo integral, com início a partir da primeira semana de julho (ou tão logo quanto possível a partir dessa data). Aceitam-se candidaturas para dois níveis de carreira – Agregado I (título de mestre) e Agregado II (título de doutor). Os salários iniciais são, respectivamente, R$ 5,479 e R$ 8,372. Para cada nível há três promoções possíveis, em função de avaliações obrigatórias e periódicas conduzidas pela Direção.

Os professores agregados da FGV RI possuem compromisso com a Escola em tempo integral, dividindo suas atividades entre ensino e provisão de serviço institucional, como a criação de novos programas, a gestão das atividades da Escola, a organização de eventos, a condução de atividades de extensão, a colaboração com o Centro de Carreiras e a Clínica de Habilidades da Escola e/ou outras tarefas de auxílio à Direção da Escola. A distribuição do tempo dos professores agregados entre as várias atividades sob sua responsabilidade é estabelecida, a cada semestre, em função das necessidades da Escola. Os professores agregados da FGV RI não possuem obrigação ou metas de pesquisa, publicação ou atração de financiamento à pesquisa. No entanto, participam ativamente da vida intelectual da Escola por meio de seminários de pesquisa e das equipes de pesquisa da Escola. Em língua inglesa, a nomenclatura de professor agregado da Escola de Relações Internacionais da FGV é Adjunct Professor.

Candidatos competitivos para esta chamada deverão ter especialização temática na área de Comércio Exterior. Experiência pregressa na gestão de cursos em nível universitário será particularmente valorizada.

Desde 1944, a FGV é um centro de excelência sem fins lucrativos que se dedica à pesquisa e à docência. Em 2021, fomos classificados como terceiro melhor think tank do mundo, de acordo com o Global Go To Think Tanks da Universidade da Pensilvânia. Nossos programas de graduação e pós-graduação alcançam os maiores índices em todas as avaliações nacionais realizadas por Capes, CNPq e Guia do Estudante Abril.

A FGV adota políticas de igualdade. Dúvidas adicionais podem ser enviadas ao vice-diretor da Escola de RI, Matias Spektor (matias.spektor@fgv.br).

Candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos para ri@fgv.br: carta de intenções, currículo e dois capítulos da dissertação de mestrado ou da tese de doutorado (ou dois artigos publicados em revistas acadêmicas com avaliação por pares).  A data limite para as inscrições é 12 de abril de 2021.

Você pode acessar a chamada completa clicando aqui.