Ciclo de Palestras - Japão
01/10/2020

 

 

A compreensão da política externa japonesa é de vital importância para o estudo das relações internacionais. Tendo se consolidado como uma grande potência econômica no século XX, o Japão possui o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, é considerado um dos melhores países para a realização de investimentos e possui uma cultura milenar. Para além das questões nacionais, o estudo do país é de extrema importância para tecer análises sobre a região asiática e a sua inserção no mundo.

 

Por isso, a FGV RI, em parceria com a Japan House, organizou o Ciclo de Palestras sobre o Japão, com palestrantes japoneses, em que serão discutidos os principais temas da política e da inserção do país no mundoOs eventos serão em inglês e não haverá tradução simultânea.

 

Custo e público alvo 

Os eventos são gratuitos e abertos ao público. 

 

Inscrições e formulário:  

Os eventos Study Abroad (08 de outubro) e Doing Business with Japan (22 de outubro) ocorrerão na plataforma Zoom, mediante inscrição. As vagas são limitadas. Pedimos que, ao preencher o formulário, os interessados assinalem os eventos que desejam participar, assim poderemos enviar o link do evento do Zoom para o e-mail cadastrado.   

 

Os demais eventos serão transmitidos na página do Facebook da FGV RI e não é necessário ter uma conta na rede social para acompanhar as palestras. 

 

O cronograma de eventos está em constante revisão, portanto, caso queira receber atualizações e definir lembretes para as palestras, pedimos para que também preencha formulário de inscrição. 

 

Para acessar o formulário, clique aqui 

 

Cronograma 

 

OUTUBRO 

 

08 de outubro: Study Abroad - Japan Edition 

Horário16h 

Inscrições: O evento ocorrerá na plataforma ZoomAs vagas são limitadas.  

PalestrantesRegina Erika Shiino (Consulado Geral do Japão em SP) e Representante da FGV RI 

 

Sobre o evento

O workshop visa apresentar as vantagens de se estudar no Japão, as principais oportunidades de bolsas de estudo para a graduação e a pós-graduação, além de opções de universidades parceiras da FGV RI para a realização de intercâmbios acadêmicos. O evento contará com a participação da Assessora Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Regina Erika Shiino, e demais convidados a confirmar. O Study Abroad é aberto ao público e, após as exposições, haverá uma sessão de perguntas e respostas, totalizando entre 40 e 50 minutos de evento.  

 

22 de outubro: Doing Business with Japan 

Horário16h 

InscriçõesO evento ocorrerá na plataforma Zoom. As vagas são limitadas.

Palestrantes: Tatiana Chinen Nagamine (Japan External Trade Organization - JETRO)

 

Sobre o evento:

O evento Doing Business with Japan visa apresentar a parceria histórica entre o Japão e o Brasil sob a ótica das relações econômicas, além de introduzir o papel institucional da Japan External Trade Organization (JETRO) na promoção do comércio e investimento entre os dois países. 

 

26 de outubro: Kick-off Webinar Series “JapanState, Society and International Politics   

 

1st Webinar: Asian Reemergence and Great Power Competition 

Horário20h 

Inscrições: O evento será transmitido na página do Facebook da FGV RI e não é necessário ter uma conta na rede social para acompanhar as palestras.  

PalestrantesRyo Sahashi (Tokyo University) 

 

Sobre o evento

O primeiro webinar do Ciclo de Palestras sobre o Japão será em inglês e receberá o Prof. Dr. Ryo Sahashi, Professor Associado do International Relations Institute for Advanced Studies on Asia e do Future Vision Research Institute, da Universidade de Tóquio. O webinar acontece no dia 26 de outubro, às 20h e será transmitido por meio do Facebook da FGV RI. Como leitura preparatória para a apresentação entitulada "US-China Competition and its Impacts on East Asian and World Order: a Japanese Perspective" indicamos o artigo :

Goh, Evelyn; Sahashi, Ryo. 2020. Worldviews on the United States, alliances, and the changing international order: an introduction, Contemporary Politics, DOI: 10.1080/13569775.2020.1777044.

28 de outubro: 2nd Webinar:  Japan’s Cybersecurity Strategy: challenges and opportunities 

Horário21h 

Inscrições: O evento será transmitido na página do Facebook da FGV RI e não é necessário ter uma conta na rede social para acompanhar as palestras. 

PalestrantesMihoko Matsubara (Chief Cybersecurity Strategist, NTT Corporation) 

 

Sobre o evento:

O segundo Webinar do Ciclo de Palestras sobre o Japão será em inglês e receberá a Profa. Dra. Mihoko Matsubara, Chief Cybersecurity Strategist na NTT Corporation em Tóquio e Associate Fellow do Centro de Estudos Asiáticos na Henry Jackson Society. A palestra acontece no dia 28 de outubro, às 21h e será transmitida por meio do Facebook da FGV RI. Como leitura preparatória para a apresentação intitulada "Japan's Cybersecurity Strategy: challenges and opportunities" indicamos: 

MATSUBARA, Mihoko. 2013. A long and Winding Road for Cybersecurity Cooperation between Japan and the United States, Pacific Forum CSIS - Issues & Insights - Innovate or Enervate: US - Japan alliance collaboration, Vol. 13, No 8. pp 45 – 60.

MATSUBARA, Mihoko. 2018. Japan's New Cybersecurity Strategy: Plugging the IoT Gap. RSIS Commentary n. 212, Nanyang Technological University. 

 

NOVEMBRO 

 

9 de novembro: 3rd Webinar: Japan's Foreign Policy in the 21st Century

Horário20h 

Inscrições: O evento será transmitido na página do Facebook da FGV RI e não é necessário ter uma conta na rede social para acompanhar as palestras. 

Palestrantes: Akiko Fukushima (Tokyo Foundation for Policy Research)

 

Sobre o evento:

O terceiro Webinar do Ciclo de Palestras sobre o Japão será em inglês e receberá a Profa. Dra. Akiko Fukushima, Senior Fellow da Tokyo Foundation for Policy Research e Visiting Fellow no Lowy Institute, na Austrália. A palestra acontece no dia 09 de novembro, às 20h e será transmitida por meio do Facebook da FGV RI. Como leitura preparatória para a apresentação intitulada "Japan's Foreing Policy in the 21st Century" indicamos: 

FUKUSHIMA, Akiko. 2011. "The Merits of Alliance: A Japanese Perspective - Logic Underpins Japan's Global and Regional Security Role" In: The U.S.-Japan Security Alliance, by Inoguchi T., Ikenberry G.J., Sato Y. (eds), 53-73. Palgrave Macmillan, New York.

FUKUSHIMA, Akiko. 2011. "Modern Japan and the Quest for Attractive Power". In: Public Diplomacy and Soft Power in East Asia, by Lee S.J., Melissen J. (eds), 65-89. Palgrave Macmillan Series in Global Public Diplomacy. Palgrave Macmillan, New York. 

 

 

DEZEMBRO 

 

07 de dezembro: Japan Talks: Atividade de Cooperação da JICA Brasil

Horário: 19h 

Inscrições: O evento será transmitido na página do Facebook da FGV RI e não é necessário ter uma conta na rede social para acompanhar as palestras. 

Palestrantes: Nobuyuki Kimura, Eri Taniguchi, Marina Nakagawa, Hiroko Saito. 

 

Sobre o evento:

O Japan Talks visa apresentar as diferentes perspectivas sobre as relações Japão-Brasil. O primeiro evento da série conta com a participação de quatro representantes da Japan International Cooperation Agency (JICA) Brasil, que apresentarão o trabalho da JICA no país nos âmbitos da cooperação técnica, financeira, trilateral e do programa de parcerias público-privadas. O Japan Talks é aberto ao público e, após as exposições, haverá uma sessão de perguntas e respostas, totalizando aproximadamente 1 hora de evento. 

 

10 de dezembro: 4th Webinar: Japan-China Contemporary Relations

Horário20h 

Inscrições: Não é necessário fazer inscrição para acompanhar o evento. Mais informações sobre a transmissão em breve.  

Palestrantes: Prof. Dr. Yasuhiro Matsuda (Tokyo University)

 

Sobre o evento:

O quarto evento do Ciclo de Palestras sobre o Japão, organizado pela FGV RI em parceria com a Japan House São Paulo ocorre no dia 10 de dezembro, às 20h, e conta com a participação do Prof. Dr. Yasuhiro Matsuda. Professor de Política Internacional da Universidade de Tóquio, Dr. Matsuda abordará o tema "Japan-China Contemporary Relations". O evento será em inglês e não haverá tradução simultânea. 

 

As dinâmicas Japão-China são determinantes para as relações internacionais do Nordeste Asiático. Os vizinhos representam duas das três maiores economias do mundo e possuem relações históricas. Os últimos desdobramentos da política internacional, como a guerra comercial China-Estados Unidos, têm trazido novas perspectivas para as dinâmicas sino-japonesas. Afinal, a China é o maior parceiro comercial do Japão e os Estados Unidos são o seu principal aliado securitário. Nos últimos anos, observou-se estabilidade relativa no relacionamento bilateral entre Japão e China. Quais são os objetivos estratégicos do Japão referentes à China? Qual a origem da estabilidade relativa nas relações bilaterais? O que podemos esperar dessa relação nos próximos anos?

 

O Prof. Dr. Yasuhiro Matsuda é Professor Associado do Instituto de Estudos Avançados sobre Ásia da Universidade de Tóquio, havendo recebido o seu doutoramento em Direito pela Universidade de Keio. O Dr. Matsuda colaborou por dezesseis anos com o Instituto Nacional de Estudos de Defesa (NIDS) e com a Agência de Defesa do Japão (mais tarde, Ministério da Defesa), como assistente de pesquisa e pesquisador sênior. Foi pesquisador visitante em diversas instituições, incluindo o Consulado-Geral do Japão em Hong Kong (1994-96), o Henry L. Stimson Center em Washington, DC (2000), a Divisão de Estudos Estratégicos e Internacionais do Instituto de Pesquisa de Taiwan em Taipei (2001) e o Centro de Estudos Japoneses da Universidade Fudan em Xangai (2007). Em 2010, trabalhou como membro do Conselho sobre Capacidades de Segurança e Defesa na Nova Era, o grupo consultivo do Primeiro Ministro japonês. Dr. Matsuda é autor de várias publicações em inglês e japonês, havendo recebido em 2011 o Prêmio de Excelência Yasuhiro Nakasone, e é especializado em história política e diplomática da Ásia, política e relações externas na República Popular da China e Taiwan, e relações cross-strait

 

16 de dezembro: 5th Webinar: Defense Policy-Making in Japan

Horário20h 

Inscrições: Não é necessário fazer inscrição para acompanhar o evento. Mais informações sobre a transmissão em breve.  

Palestrantes: Profa. Dra. Takako Hikotani (Columbia University)

 

Sobre o evento:

O quinto evento do Ciclo de Palestras sobre o Japão, organizado pela FGV RI em parceria com a Japan House São Paulo ocorre no dia 16 de dezembro, às 20h, e conta com a participação da Profa. Dra. Takako Hikotani. Professora de Política Japonesa Moderna e Política Externa, na Universidade de Columbia. Dra. Hikotani abordará o tema "Defense Policy-Making in Japan". O evento será em inglês e não haverá tradução simultânea. 

 

O Japão é um ator-chave para as dinâmicas regionais de segurança do Leste Asiático. O país está entre os dez países que mais gastam em defesa no planeta. Desde a década de 1990, as missões das Forças de Autodefesa (SDF) têm aumentado significativamente, evidenciando o crescente protagonismo do país nos assuntos de segurança internacional. Além disso, nos últimos anos, observamos a crescente participação da Dieta Japonesa nos assuntos de segurança e defesa. O que podemos esperar para a política de defesa do Japão nos próximos anos? Qual deve ser o papel do poder legislativo na construção dessa política? 

 

A Profa. Dra. Takako Hikotani cumpre, atualmente, um período como Professora Associada Gerald L. Curtis, de Política Japonesa Moderna e Política Externa, na Universidade de Columbia, Nova Iorque. Anteriormente, a Dra. Hikotani lecionou na Academia de Defesa Nacional do Japão, onde foi Professora Associada, e lecionou nas Faculdades de Estado-Maior da Força de Autodefesa Terrestre e da Força de Autodefesa Aérea, bem como no Instituto Nacional de Estudos de Defesa. Ela também foi Visiting Professional Specialist na Universidade de Princeton como Social Science Research Council/Abe Fellow (2010-2011), como Suntory Foundation Torii Fellow (2000-2001) e Fellow do Programa de Liderança EUA-Japão, da Fundação EUA-Japão (2000-). Sua pesquisa é concentrada principalmente na política externa e interna do Japão, nas relações civis-militares, bem como nas relações civis-militares comparadas. Suas publicações (em inglês) incluem "The Japanese Diet and defense policy-making", International Affairs, 94: 1, julho de 2018; "Trump's Gift to Japan: Time for Tokyo to Invest in the Liberal Order", Foreign Affairs, setembro/outubro de 2017; "Japan's New Executive Leadership: How Electoral Rules Make Japanese Security Policy" (com Margarita Estevez-Abe e Toshio Nagahisa), em Francis Rosenbluth e Masaru Kohno eds, Japan in the World (Yale University Press, 2009) e "Civilian Control and Civil-Military Gaps in the United States, Japan, and China" (com Peter Feaver e Shaun Narine), Perspectiva Asiática 29: 1, março de 2006. 

 

 

 

Copyright © 2020 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.