Curso Intensivo – Política Nuclear Global
23/05/2019

ATENÇÃO! INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

O resultado das bolsas será divulgado em breve. 

 


Este é um curso intensivo sobre um dos principais assuntos da agenda internacional de segurança: a política nuclear global. Ao longo de uma semana de aulas, debates e uma visita de campo à principal instalação nuclear do Brasil, os alunos terão uma panorâmica precisa sobre os termos do debate atual, no Brasil e no mundo.

Além disso, o curso tem um objetivo profissionalizante: ao longo da semana, os alunos terão a oportunidade de ouvir e indagar profissionais da área a respeito de dicas de carreira em organismos internacionais, agências governamentais e indústria nuclear.

Acesse uma cópia do programa preliminar AQUI.

As aulas serão ministradas majoritariamente em português, embora contem com sessões em inglês quando da participação de professores estrangeiros. O curso é organizado pelo professor Matias Spektor, da Escola de Relações Internacionais da FGV, e contará com os seguintes professores e palestrantes convidados.

 

Professores

 

Layla Dawood, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

Stephen Herzog, Universidade de Yale (Estados Unidos)

Togzhan Kassenova, Universidade do Estado de Nova York (Estados Unidos)

Federico Merke, Universidad de San Andrés (Argentina)

Matias Spektor, FGV Escola de Relações Internacionais (Brasil)

 

Palestrantes

 

Sonia Fernández Moreno, Planejamento e Avaliação da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC).

Lucas Perez Florentino, FGV Escola de Relações Internacionais.

Guilherme Fasolin, FGV Escola de Relações Internacionais.

Marcos Marzo, Secretário-geral da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC).

Marcelo Paz Saraiva Câmara, chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Brieuc Pont, Cônsul-geral da França em São Paulo.

Laercio Antonio Vinhas, ex-Embaixador do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

 

Público-alvo

O curso está aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais do setor nuclear, sociedade civil, jornalistas e outros interessados.

Horário: 

Período: 1 a 6 de julho de 2019.

- segunda a quinta, das 14h às 18h30;

sexta-feira, das 7h30 às 15h00 (visita de campo); e

- sábado, das 9h às 13h30.

Local

O curso acontece no campus da FGV na Av. Nove de Julho, 2029 (acesso facilitado pela Rua Itapeva, 432).

A visita de campo será às instalações do Centro Experimental Aramar, vinculado ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, na cidade de Iperó (SP).

Inscrição - ENCERRADAS

O curso é gratuito.  As inscrições vão até 17 de junho e as vagas são limitadas.

Graduandos FGV (todas as Escolas): enviar nome completo, número de matrícula, curso e semestre que está cursando para ri@fgv.brAlunos das graduações da FGV estão isentos da taxa de inscrição.

Para os demais alunos e público externos: preencher o formulário de inscrição clicando aqui e realizar o pagamento da inscrição, no valor de R$ 60,00.

A FGV RI disponibilizará até 4 (quatro) bolsas (passagem aérea nacional + 5 noites de hospedagem) para alunos externos, de fora do estado de São Paulo. Aqueles interessados devem encaminhar o seu CV e uma carta de motivação para lucas.florentino@fgv.br até o dia 10 de junho de 2019, antes de realizarem a sua inscrição. Os resultados serão comunicados por e-mail até o dia 14 de junho de 2019.

Para qualquer dúvida, favor entrar em contato com ri@fgv.br

 

Copyright © 2019 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede