Prof. Matias Spektor circula documento da CIA sobre o governo Geisel
16/05/2018

“Este é o documento secreto mais perturbador que já li em vinte anos de pesquisa.”
O professor Matias Spektor circulou, na última sexta-feira (11/05), um documento relatando como o presidente Ernesto Geisel autorizou a continuidade do uso de métodos extrajudiciais, incluindo execuções sumárias, no combate aos opositores do regime militar no Brasil. O memorando, cuja transcrição se encontra disponível online, é assinado pelo então diretor da CIA, William Colby.
O documento provocou grande repercussão. Sua descoberta foi noticiada em veículos como Folha de São Paulo, El Pais, Exame, Estadão, Valor Econômico, Carta Capital, Veja, Nexo e BBC Brasil, além do britânico The Guardian. Spektor também falou sobre o tema para o Jornal NacionalJornal da Globo e Estúdio i da GloboNews
Spektor foi convidado, ainda, a participar do programa Conversa com Bial da última terça-feira (15/05). “É um documento no qual a gente vê a cúpula do regime militar tomando decisões sobre a vida e morte das pessoas, no Palácio do Planalto,” comentou.
Veja o link para a entrevista.