Oliver Stuenkel analisa impactos de soft power dos Estados Unidos e da China na América Latina
02/05/2018

O professor Oliver Stuenkel escreveu, em sua coluna no jornal Americas Quartely, sobre os usos de soft power pelos Estados Unidos, em contraste com a China. Soft power pode ser entendido como poder de convencimento, baseado na capacidade de um país persuadir, sem utilizar força ou coerção, outros Estados a fazerem o que se deseja - influência exercida por meio de difusão de conhecimento, tecnologia, ideologia e cultura. Para Oliver Stuenkel, o soft power estadunidense é uma faca de dois gumes: em uma região tradicionalmente preocupada com a influência cultural estadunidense, como a América Latina, há uma tendência de que essa percepção impacte superestimando a influência política e econômica dos Estados Unidos. Assim, o significante declínio da influência de facto dos País e e o crescimento da influência chinesa não estão presente nos debates públicos.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.