Nova edição do Módulo Europeu do Programa Jean Monnet
24/07/2013

Inscrições para a nova edição do Módulo Europeu do Programa Jean Monnet podem ser realizadas até 1º de agosto. O curso gratuito, que tem o apoio da Comissão Europeia e é oferecido pela Escola de Direito da FGV, no Rio de Janeiro, desde 2010, terá um enfoque diferente neste semestre – o Direito Institucional da União Europeia e do Mercosul, além de outros sistemas de integração regionais na ótica comparada. O curso terá início em 7 de agosto.

Ao ofertar o programa, a União Europeia tem por objetivo estimular o ensino e a pesquisa de temas relacionados à integração europeia em instituições de ensino superior dentro e fora do bloco. Segundo a coordenadora do programa na FGV, professora Paula Almeida (Direito Rio), a principal diferença deste módulo será mostrar a relevância do sistema jurídico-institucional da União Europeia e do Mercosul e analisar sua relação com os demais organismos de integração da América Latina. “Serão abordadas questões atuais relativas às crises na Europa e América Latina, que darão conta da nossa realidade em termos jurídicos e políticos”, explica.

O curso não possui pré-requisitos e é indicado a alunos de graduação e pós-graduação em Direito, Economia, Administração ou Ciências Sociais de qualquer instituição de ensino, além de profissionais que atuem na área. Em função do número de vagas limitado, haverá pré-seleção.

As inscrições para estudantes de outras instituições devem ser feitas aqui. Alunos da FGV devem se inscrever através da página de login do aluno. O resultado será divulgado por e-mail, a partir do dia 5 de agosto.

As aulas serão realizadas às quartas-feiras, de 15h50 a 17h50, na Sede FGV (Praia de Botafogo, 190). O curso será ministrado em português, pela professora Paula Almeida, mas os convidados falarão em suas línguas maternas.

Para alunos da FGV, o curso faz parte do Programa de Formação Complementar em Relações Internacionais no Mundo Conemporânea, oferecido pelo Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado na Escola de Ciências Sociais (CPDOC). O curso também será válido como atividade complementar.

Mais informações: direitorio@fgv.br | (21) 3799-5300.