Global Terrorism: Concepts and Consequences
EESP, São Paulo - 24/05/2011 (O dia inteiro)

O Centro de Relações Internacionais da FGV convida para a palestra do embaixador indiano B.S. Prakash, intitulada "Global Terrorism: Concepts and Consequences". A palestra será seguida de debate sobre terrorismo global e suas implicações geopolíticas depois da morte de Osama bin Laden, no dia 24 de maio, às 11 horas, na sala 4000 (4º andar) da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

Embaixador da Índia no BrasilA Índia tem sido, durante as últimas décadas, um dos países mais afetados por ataques terroristas, a maioria atribuída a militantes islâmicos. Em 2006, mais de 180 pessoas morreram em atentados em estações de trem em Bombaim, além dos atentados do 26 de novembro de 2008, na mesma cidade, com 195 mortos.

O terrorismo na Índia está diretamente ligado à situação geopolítica no Paquistão e no Afeganistão, onde a Índia se posiciona como ator chave, preparando-se para a retirada das tropas americanas em 2014. Hoje, a Índia já é um dos parceiros principais da OTAN nas tentativas de estabilizar uma das regiões mais perigosas do mundo e reduzir o risco de novos ataques terroristas da dimensão do 11 de setembro de 2011.

Qual é a perspectiva da Índia sobre o tema, e como a morte de Osama bin Laden deve afetar o combate contra o terrorismo global?

A palestra será em inglês e sem tradução simultânea. O evento é aberto a todos e não há necessidade de inscrição.

O Centro de Relações Internacionais é sediado no CPDOC/Escola de Ciências Sociais e História da FGV.