Clínica de Habilidades

 

A Clínica de Habilidades é um conjunto de oficinas profissionais ofertado aos alunos e alunas da graduação em Relações Internacionais na FGV. Parte integral do curso, a clínica é uma vertente aplicada do ensino e tem como objetivo preparar o aluno para  o mercado de trabalho.  Esta iniciativa é produto de um diálogo constante da Escola com empregadores do setor privado, público e terceiro setor, assegurando que o treinamento durante as aulas esteja alinhado com as demandas do mercado e que os egressos possam lidar com os desafios profissionais já a partir do primeiro estágio.

A Clínica de Habilidades reflete o processo de transformação do ensino que está ocorrendo nas principais universidades do mundo em relação à maior inclusão de habilidades práticas no ensino. A iniciativa visa responder à demanda por uma educação que dê aos alunos as habilidades necessárias para que sejam profissionais competitivos no século XXI.

A Clínica está em evolução constante e acompanhará o mercado de trabalho por meio da oferta regular de novas disciplinas, mantendo-se à frente da curva e preparando alunos para uma vida profissional global e competitiva. É por esta natureza e pela forte conexão com o mercado que as clínicas não serão ministradas somente por professores da FGV; mas também por especialistas externos,  assegurando assim o constante diálogo entre o mundo de trabalho e o conteúdo das aulas.

As habilidades foram escolhidas com base em anos de pesquisa de mercado com alunos e empregadores, além de um estudo detalhado das práticas nas melhores instituições de ensino no mundo. Trata-se de um projeto pioneiro nos cursos de Ciências Humanas no Brasil, colocando a Fundação Getúlio Vargas como uma das instituições de ensino mais alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho.

A Clínica de Habilidades é dividida em cinco áreas temáticas:

  • Habilidades de Comunicação (exemplos: Treinamento de Mídia, Oratória)
  • Gestão de Carreira (exemplos: Gestão de Tempo, Gestão Profissional de Mídias Sociais)
  • Planejamento Estratégico (exemplos: Campanhas de Advocacy, Gestão de Projetos)
  • Habilidades Sociais e de Equipe (exemplos: Mediação de Conflitos, Trabalhando em Ambientes Multiculturais)
  • Gestão de Conhecimento (exemplos: Excel, Visualização de Dados)

Todas as oficinas terão avaliações, cujas notas contarão para o histórico escolar como disciplina regular.

 
Copyright © 2018 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede