Grade Curricular

 

Ao longo da Graduação em Relações Internacionais da FGV, os alunos terão contato com os principais conceitos e discussões que caracterizam a área, abrangendo questões de geopolítica e diplomacia, conflitos e crises humanitárias, economia e finanças globais, cooperação internacional para o desenvolvimento, técnicas de negociação em contextos multiculturais, avaliação de políticas públicas e Big Data.

O grande diferencial do curso da FGV é o treinamento em habilidades e competências, cujo objetivo é preparar os alunos para a prática profissional em diversas carreiras globais. Seja nas disciplinas de Oficinas Profissionais, seja nas demais disciplinas obrigatórias, os alunos adquirem repertório de conceitos, métodos e técnicas para dar assessoria, fazer análises qualificadas das conjunturas política e econômica, gerir projetos, escrever artigos de opinião para a grande imprensa, produzir e gerenciar grandes bases de dados, interpretar estatísticas e desenhar estratégias de negociação. Ao fim do curso, os egressos estão qualificados para realizar essas tarefas com proficiência em ambientes multiculturais e multilinguísticos.

Os primeiros dois anos são dedicados às disciplinas obrigatórias do curso. A partir do 5º período, os alunos têm a oportunidade de escolher algumas das disciplinas que irão compor a sua grade. Os graduandos poderão se matricular em optativas oferecidas pela Escola de Relações Internacionais ou pelas demais Escolas da FGV. Terão, ainda, a opção de fazer cursos intensivos e imersões no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil e do mundo. Oferecemos, assim, uma formação personalizada e flexível, coerente com as preferências, aptidões e planos de carreira de cada estudante.

Outro elemento que dá versatilidade ao curso, agregando à experiência dos graduandos, são as atividades complementares. Enquadram-se nessa categoria a participação em eventos, congressos e simulações diplomáticas; entidades estudantis; a realização de projetos de extensão; cursos de idiomas; entre outras.

A aplicação prática dos conhecimentos obtidos no curso é importantíssima para o treinamento dos formandos e para sua inserção no mercado de trabalho. Por isso, ao final do curso, está previsto o estágio supervisionado obrigatório.

 

Para ver a grade curricular, clique aqui.

E também para ver as disciplinas eletivas, clique aqui

Click here to access the workload. 

 
Copyright © 2018 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede