Qual tem sido a resposta da China à pandemia e o que essas ações nos dizem sobre seu papel no contexto global? A China está prestes a se tornar uma grande potência capaz de rivalizar com os EUA ou sua reputação será afetada negativamente pelo coronavírus?
Os professores da Escola de Relações Internacionais da FGV (FGV RI), Pedro Brites e Oliver Stuenkel, vão analisar a atuação chinesa nos últimos meses e suas implicações para a relação com os EUA e outras regiões do mundo. O debate também abordará a questão de como a pandemia impactará a relação entre a China e o Brasil tanto no momento atual quanto durante a recuperação econômica pós-pandemia.
Oliver Stuenkel
Oliver Stuenkel é professor associado de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.
Pedro Brites
Pedro Brites é professor agregado na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é vice-coordenador do curso de graduação em relações internacionais da FGV. Ex-Diretor-Geral do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Suas áreas de pesquisa incluem Relações Internacionais da Ásia, Sul Global, Economia Política Internacional, Filosofia Política internacional. Dr. Brites é bacharel em relações internacionais e Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).