Seminário Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global Sessão V: Repensar la ‘Guerra de África’ de 1859-1860 - El factor Melilla
Edif. B, Ciudad Universitaria, Calle del Prof. Aranguren, s/n, 28040 Madrid, Espanha - 04/05/2016 - 19:00 - 21:00

Nas últimas décadas, sob o impacto da chamada "globalização", os historiadores têm levantado novas ou velhas questões e apresentadas através de novos prismas que excedem os limites estabelecidos pelos Estados territoriais modernos para narrativas históricas. As novas tendências historiográficas enfatizam aspectos como conexões, transferências ou convergências e/ou divergências entre diferentes espaços para estudar questões que tradicionalmente instigam a historiografia (desde a história das ideias e da cultura até a construção real do Estado estão passando por essa virada "transnacional" ou "global"). Além disso, novos problemas, como história ou concepções de humanidade e os direitos humanos e ambiental têm inevitavelmente surgido dentro de um quadro global. De fato, nos últimos anos, reapareceu o debate sobre até que ponto é possível e desejável uma história mundial.

O objetivo do Seminário “Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global” é criar na Universidad Complutense de Madrid um fórum de discussão para pesquisadores que estão desenvolvendo projetos que sigam qualquer umas das perspectivas mencionadas (transnacional, global ou internacional) possam ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para discussão. O seminário não busca trabalhos ligados à determinada linha metodológica, mas parte da preocupação que problemas históricos precisam de um olhar que vai além das fronteiras nacionais como uma referência. Além disso, o objetivo é também incentivar a pesquisa universitária em áreas geográficas que não são comuns na Espanha, isto é, sobre as realidades além da Europa Ocidental.

Repensar la ‘Guerra de África’ de 1859-1860: El factor Melilla

A quinta sessão contará com a participação do professor Sasha Pack, professor do Departamento de História da University at Buffalo (The State University of New York). Professor Pack é doutor e mestre pela University of Winsconsin, tendo como principais interesses de pesquisas os campos da História da Europa Moderna, História do Mediterrâneo Moderno, História Internacional e Transacional e Estudos de Política Comparada.

A reunião acontecerá no dia 4 de maio, às 19 horas, na Sala de Reuniões do 2º Andar da Faculdade de Geografia e História (UCM).

Mais informações sobre essa sessão podem ser encontradas aqui.

Confira mais informações sobre as demais sessões aqui