Seminário Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global Sessão II: Colonialismo y resistencia en Puerto Rico y las Islas Vírgenes estadounidenses, 1898-2012
Edif. B, Ciudad Universitaria, Calle del Prof. Aranguren, s/n, 28040 Madrid, Espanha - 16/03/2016 - 19:00 - 21:00

Nas últimas décadas, sob o impacto da chamada "globalização", os historiadores têm levantado novas ou velhas questões e apresentadas através de novos prismas que excedem os limites estabelecidos pelos Estados territoriais modernos para narrativas históricas. As novas tendências historiográficas enfatizam aspectos como conexões, transferências ou convergências e/ou divergências entre diferentes espaços para estudar questões que tradicionalmente instigam a historiografia (desde a história das ideias e da cultura até a construção real do Estado estão passando por essa virada "transnacional" ou "global"). Além disso, novos problemas, como história ou concepções de humanidade e os direitos humanos e ambiental têm inevitavelmente surgido dentro de um quadro global. De fato, nos últimos anos, reapareceu o debate sobre até que ponto é possível e desejável uma história mundial.

O objetivo do Seminário “Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global” é criar na Universidad Complutense de Madrid um fórum de discussão para pesquisadores que estão desenvolvendo projetos que sigam qualquer umas das perspectivas mencionadas (transnacional, global ou internacional) possam ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para discussão. O seminário não busca trabalhos ligados à determinada linha metodológica, mas parte da preocupação que problemas históricos precisam de um olhar que vai além das fronteiras nacionais como uma referência. Além disso, o objetivo é também incentivar a pesquisa universitária em áreas geográficas que não são comuns na Espanha, isto é, sobre as realidades além da Europa Ocidental.

A segunda sessão do seminário conta com a participação do professor Luis Galanes Valldejuli, apresenta a sua pesquisa sobre a resistência ao colonialismo estadunidense nas Ilhas Virgens e em Porto Rico desde o final do século XIX até 2012. Valldejuli é doutor em Filosofia e Antropologia pelo The Union Institute and University, localizado em Cincinnati (Ohio), mestre em Antropologia pela Louisiana State University e mestre também em Filosofia pela Universidad de Navarra (Espanha). Valldejuli atualmente é professor de Antropologia no Programa de Sociologia e Antropologia da Universidad de Puerto Rico de Cayey. A sua pesquisa tem como foco o estudo dos processos de formação da identidade de “subalternos” na América Central e no Caribe.

A sessão será realizada no dia 16 de Março, às 19 horas, na sala de reuniões da Facultad de Geografía de Historia de la Universidad Complutense de Madrid.