Seminário Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global Sessão I: Cosmopolitismo cultural e identidade nacional. La elite argentina entre 1880 y 1910
Edif. B, Ciudad Universitaria, Calle del Prof. Aranguren, s/n, 28040 Madrid, Espanha - 20/01/2016 - 18:00 - 20:00

Nas últimas décadas, sob o impacto da chamada "globalização", os historiadores têm levantado novas ou velhas questões e apresentadas através de novos prismas que excedem os limites estabelecidos pelos Estados territoriais modernos para narrativas históricas. As novas tendências historiográficas enfatizam aspectos como conexões, transferências ou convergências e/ou divergências entre diferentes espaços para estudar questões que tradicionalmente instigam a historiografia (desde a história das ideias e da cultura até a construção real do Estado estão passando por essa virada "transnacional" ou "global"). Além disso, novos problemas, como história ou concepções de humanidade e os direitos humanos e ambiental têm inevitavelmente surgido dentro de um quadro global. De fato, nos últimos anos, reapareceu o debate sobre até que ponto é possível e desejável uma história mundial.

O objetivo do Seminário “Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global” é criar na Universidad Complutense de Madrid um fórum de discussão para pesquisadores que estão desenvolvendo projetos que sigam qualquer umas das perspectivas mencionadas (transnacional, global ou internacional) possam ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para discussão. O seminário não busca trabalhos ligados à determinada linha metodológica, mas parte da preocupação que problemas históricos precisam de um olhar que vai além das fronteiras nacionais como uma referência. Além disso, o objetivo é também incentivar a pesquisa universitária em áreas geográficas que não são comuns na Espanha, isto é, sobre as realidades além da Europa Ocidental.

A primeira sessão do seminário conta com a participação do professor Leandro Losada apresentando o resultado de sua pesquisa. Losada é doutor em História pela Universidad Nacional del Centro de Buenos Aires (2005). Atualmente é pesquisador adjunto no Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET/Argentina). A sua pesquisa é voltada para a História social argentina entre o final do século XIX e começo do século XX.

A sessão será realizada no dia 20 de Janeiro, às 18 horas, na sala de reuniões da Facultad de Geografía de Historia de la Universidad Complutense de Madrid.