Universidade Complutense de Madrid, Espanha - 04/10/2016 - 19:00 - 21:00

Seminário Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global. Ciclo II Sessão I: Vernacularized human rights and political change.

Uma iniciativa da Universidad Complutense de Madrid com o apoio do Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC.

Nas últimas décadas, sob o impacto da chamada "globalização", os historiadores da Complutense têm discutido novas ou velhas questões através de inovadores prismas, que excedem os limites estabelecidos pelos Estados territoriais modernos para narrativas históricas. As novas tendências historiográficas enfatizam aspectos como conexões, transferências ou convergências e/ou divergências entre diferentes espaços para estudar questões que tradicionalmente instigam a historiografia (a história das ideias, da cultura e até mesmo a construção do Estado estão passando por essa virada "transnacional" ou "global"). Além disso, novos problemas, como história ou concepções de humanidade e dos direitos humanos têm inevitavelmente surgido dentro de um quadro dito “global” dos processos sociais.

Nesse contexto, o objetivo do Seminário “Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global” é criar, na Universidad Complutense de Madrid, um fórum de discussão para que pesquisadores que estão desenvolvendo projetos que sigam qualquer uma das perspectivas mencionadas possam ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para discussão. Além disso, o objetivo é também incentivar a pesquisa universitária em áreas geográficas que não são comuns na Espanha ou na Europa Ocidental.

“Vernacularized human rights and political change – Spanish and Polish debates on rights and worker’s protest under authoritarian rule and during transition to democracy (1966-1978/1976-1989)”

A sessão de lançamento do 2º Ciclo do Seminário contará com a presença da professora Anna Delius, doutoranda do Departamento de História e Estudos culturais da Freie Universität Berlin, que apresentará o seu projeto de pesquisa em desenvolvimento. A professora Delius é mestre em História e Ciência Política pela Freie Universität Berlin e University of Potsdam. As suas áreas de interesse de pesquisa são: História Contemporânea Europeia; História Transnacional; Processos de Democratização no Século XX; História Social Europeia; História dos Direitos Humanos e; Memória Cultural e Política Europeia.

A reunião acontecerá no dia 4 de outubro, às 19 horas, na Sala de Reuniões do 2º Andar da Faculdade de Geografia e História (UCM).

Mais informações sobre essa sessão podem ser encontradas aqui.

Confira mais informações sobre as demais sessões aqui.