Seminário Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global
Edif. B, Ciudad Universitaria, Calle del Prof. Aranguren, s/n, 28040 Madrid, Espanha - 20/01/2016 - 19:00 - 01/12/2016 - 21:00

O Conexões | Seminário de História Global e Transnacional, através do Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC, vem buscando ampliar seus esforços e aumentar seus parceiros no mundo, criando um espaço para que pesquisadores apresentem seus trabalhos a partir das perspectivas avançadas pela História Global e Transnacional. Um dos objetivos do seminário é também de entender relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e contribuir para a internacionalização deste conhecimento. Neste âmbito, formou-se a parceria com o seminário "Otros Mundos; Seminario de Historia Transnacional y Global", na Universidade Complutense de Madrid.

Nas últimas décadas, sob o impacto da chamada "globalização", os historiadores têm levantado novas ou velhas questões e apresentadas através de novos prismas que excedem os limites estabelecidos pelos Estados territoriais modernos para narrativas históricas. As novas tendências historiográficas enfatizam aspectos como conexões, transferências ou convergências e/ou divergências entre diferentes espaços para estudar questões que tradicionalmente instigam a historiografia (desde a história das ideias e da cultura até a construção real do Estado estão passando por essa virada "transnacional" ou "global"). Além disso, novos problemas, como história ou concepções de humanidade e os direitos humanos e ambiental têm inevitavelmente surgido dentro de um quadro global. De fato, nos últimos anos, reapareceu o debate sobre até que ponto é possível e desejável uma história mundial.

O objetivo do Seminário “Otros Mundos. Seminario de Historia Transnacional y Global” é criar na Universidad Complutense de Madrid um fórum de discussão para pesquisadores que estão desenvolvendo projetos que sigam qualquer umas das perspectivas mencionadas (transnacional, global ou internacional) possam ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos para discussão. O seminário não busca trabalhos ligados à determinada linha metodológica, mas parte da preocupação que problemas históricos precisam de um olhar que vai além das fronteiras nacionais como uma referência. Além disso, o objetivo é também incentivar a pesquisa universitária em áreas geográficas que não são comuns na Espanha, isto é, sobre as realidades além da Europa Ocidental.

Ciclo I:

Sessão I - Cosmopolitismo cultural e identidade nacional. La elite argentina entre 1880 y 1910

Ciclo II: