Seminário de História Global | Sessão IV: As sociologias do Sul e seus desafios para uma sociologia global
Praia de Botafogo, 190. Fundação Getulio Vargas - 11/06/2015 - 14:00 - 16:00

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais ganham forma repercutindo o fenômeno da nova globalização. Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido novos questionamentos e uma revalorização das conexões entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

A Escola de Ciências Sociais da FGV oferece, então, um Seminário de História Global com quatro sessões, a fim de criar um fórum de debate entre diferentes práticas de pesquisa sobre o tema e promover o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores da área, contribuindo para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

As sociologias do Sul e seus desafios para uma sociologia global

A quarta sessão do seminário contará com o professor do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Marcelo Carvalho Rosa, apresentando o paper As sociologias do Sul e seus desafios para uma sociologia global com comentários do prof. João Marcelo Maia, do Laboratório de Pensamento Social da Escola de Ciências Sociais da FGV.

Marcelo Carvalho Rosa possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (2004). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília UNB. É também Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq nível 1D. Atuou como professor visitante na Universidade de Cape Town (Africa do Sul) e na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Tem experiência na área de Sociologia, atuando na pesquisa e na orientação de teses e dissertações nos seguintes temas: teoria sociológica contemporânea, movimentos sociais, mudança social e sociologia da terra. Nos últimos anos suas atividades de ensino e pesquisa têm sido direcionadas para uma sociologia das formas não-exemplares que as ações coletivas e o Estado ganham nos países africanos e latino-americanos.

O evento ocorrerá no dia 11/06, das 14h às 16h no auditório 1014 - 10º andar.

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Confira aqui para as fotos dessa sessão

Confira aqui fotos da última sessão do evento