Seminário de História Global | Sessão III: Micro-spatial history. Towards a new Global History?
Praia de Botafogo, 190. Fundação Getulio Vargas - 08/05/2015 - 14:00 - 16:00

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais ganham forma repercutindo o fenômeno da nova globalização. Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido novos questionamentos e uma revalorização das conexões entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

A Escola de Ciências Sociais da FGV oferece, então, um Seminário de História Global com quatro sessões, a fim de criar um fórum de debate entre diferentes práticas de pesquisa sobre o tema e promover o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores da área, contribuindo para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Micro-spatial history. Towards a new Global History?

A terceira sessão do seminário conta com o pesquisador da University of Leicester Christian G. De Vito, apresentando o paper Micro-spatial history. Towards a new Global history? com comentários do prof. Paulo Fontes, do Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da FGV.

De Vito é pesquisador visitante na Universidade de Leicester e Fellow no Instituto Internacional de História Social (IISH) de Amsterdam. Sua pesquisa atual foca o trabalho de presidiários e a circulação dos mesmos na América Latina colonial e pós-colonial (1760-1898). De Vito publicou em temas dentro da História Global do Trabalho, História Social e a História da Punição e Psiquiatria. É membro do conselho da Sociedade Italiana de História do Trabalho (SISLav) e da Associação Internacional de História Social (ISHA), além de co-editor da série Work in Global and Historical Perspective, co-presidente da Labour Network of the European Social Science History Conference (ESSHC) e co-coordenador do grupo de trabalho “Free and Unfree Labour” da Rede Europeia de História do Trabalho (ELHN).

O evento ocorrerá no dia 08/05, das 14h às 16h, no auditório 1014 - 10º andar.

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Confira aqui para as fotos dessa sessão

Confira aqui fotos da última sessão do evento