Seminário de História Global | Sessão II: The Ethiopic Ocean: History and historiography
Praia de Botafogo, 190. Fundação Getulio Vargas - 01/04/2015 - 14:00 - 16:00

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais ganham forma repercutindo o fenômeno da nova globalização. Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido novos questionamentos e uma revalorização das conexões entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

A Escola de Ciências Sociais da FGV oferece, então, um Seminário de História Global com quatro sessões, a fim de criar um fórum de debate entre diferentes práticas de pesquisa sobre o tema e promover o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores da área, contribuindo para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

The Ethiopic Ocean: History and historiography - 1600-1975

A segunda sessão do Seminário conta com o professor Luiz Felipe de Alencastro, da Escola de Economia da FGV-São Paulo, apresentando o artigo The Ethiopic Ocean: History and historiography - 1600-1975 (Portuguese Literary & Cultural Studies, n. 27, 2015, p. 1-79) com comentários da profa. Ynaê Lopes dos Santos, do CPDOC.

Alencastro possui graduação em Ciência Política na Universidade de Aix-en-Provence (França) e doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris X (1986). Durante 10 anos, foi professor assistente associado na Universidade de Rouen e, posteriormente, tornou-se professor em História Econômica no Instituto de Economia da UNICAMP. Foi professor titular da cátedra de História do Brasil da Universidade de Paris Sorbonne (2000-2014).

Esta sessão ocorrerá no dia 01/04, das 14h às 16h no auditório 1014 - 10º andar.

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Confira aqui fotos da última sessão do evento.

Clique aqui para as fotos dessa sessão