Seminário de História Global | Sessão I: El mundo global: Una historia
Praia de Botafogo, 190. Fundação Getulio Vargas - 04/03/2015 - 14:00 - 16:00

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais ganham forma repercutindo o fenômeno da nova globalização. Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido novos questionamentos e uma revalorização das conexões entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

A Escola de Ciências Sociais da FGV oferece, então, um Seminário de História Global com quatro sessões, a fim de criar um fórum de debate entre diferentes práticas de pesquisa sobre o tema e promover o diálogo e a troca de experiências entre pesquisadores da área, contribuindo para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

El mundo global: Una historia.

A primeira sessão do seminário conta com o professor Hugo Fazio Vengoa, da Universidad de los Andes, na Colômbia, apresentando o livro El mundo global: Una historia (Bogotá, Uniandes, 2013) e comentários do prof. Alexandre Moreli, do Centro de Relações Internacionais da FGV.

Vengoa é doutor em Ciência Política pela Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica; membro do Grupo de História do Tempo Presente do Departamento de Ciência, Tecnologia e Informação da Colômbia e seus interesses de pesquisa incluem História do Tempo Presente, globalização e relações internacionais contemporâneas. De suas publicações recentes, destacam-se os seguintes trabalhos: La historia y el presente en el espejo de la globalización (Bogotá: Uniandes - CESO, 2008) e El mundo y la globalización en la época de la historia global (Bogotá: Siglo del Hombre - IEPRI, 2007).

Esta sessão ocorrerá no dia 04/03, das 14h às 16h no auditório 1014 - 10º andar.

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Confira as fotos desse evento aqui.