Seminário de História Global IV Sessão I: Short Critical History of Soft Power: From the Global Cold War to the Global War on Terrorism
Praia de Botafogo, 190, sala 1333 - 14/03/2017 - 09:30 - 11:30
Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Nessa primeira sessão a professora Victoria de Grazia, da Universidade de Columbia, apresenta sua pesquisa “Short Critical History of Soft Power:  From the Global Cold War to the Global War on Terrorism”, com comentários do professor Alexandre Moreli (Centro de Relações Internacionais/FGV).

Victoria é doutora em História pela Columbia University e é agora professora da mesma instituição. Sua pesquisa acadêmica é em história contemporânea, com foco especial na Europa Ocidental e Itália através de uma perspectiva de gênero e uma perspectiva global para revoluções comerciais. Algumas de suas publicações incluem:  Irresistible Empire: America's Advance Through Twentieth Century Europe (2005); The Sex of Things: Gender and Consumption in Historical Perspective (ed., 1996); How Fascism Ruled Women: Italy, 1922-1945 (1992); e The Culture of Consent: Mass Organization of Leisure in Fascist Italy (1981).

O evento ocorrerá no dia 14/03, das 09:30h às 11:30h, no auditório 1333

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.