Seminário de História Global III Sessão III: Mesa Redonda Final
Fundação Getulio Vargas, Praia de Botafogo, 190, Auditório, 1027 - 19/05/2016 - 14:00 - 16:00
Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Mesa Redonda Final

Esta sessão terá como objetivo propor um balanço dos debates ocorridos durantes os três primeiro semestres do Conexões. Contará com a apresentação do texto “5 perspectivas para a história global”, pelo professore Alexandre Moreli (Centro de Relações Internacionais/FGV), com comentários dos professores Américo Freire (CPDOC/FGV), Marco Vannucchi (Laboratório de Estudos sobre Instituições - CPDOC/FGV), João Maia (Laboratório de Pensamento Social da Escola de Ciências Sociais/FGV) e Matias Spektor (Centro de Relações Internacionais/FGV).

O evento ocorrerá no dia 19/05, das 14h às 16h, no auditório 1027

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.