Seminário de História Global III Sessão II: Histórias conectadas, histórias integradas: Brasil e Argentina em busca de um terceiro no século XIX
Fundação Getulio Vargas, Praia de Botafogo, 190, Auditório, 1027 - 14/04/2016 - 14:00 - 16:00
Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

História conectadas, histórias integradas: Brasil e Argentina em busca de um terceiro no século XIX

A segunda sessão do seminário conta com a professora da Universidade Federal Fluminense, Maria Verónica Secreto, apresentando o artigo “Histórias conectadas, histórias integradas: Brasil e Argentina em busca de um terceiro no século XIX”, publicado na Revista Brasileira de História, v.34, p. 89-99, 2014, com comentários dos professores Alexandre Moreli (Centro de Relações Internacionais/FGV) e Diego Galeano (PUC-RIO).

Possuiu doutorado em Ciências Econômicas pela UNICAMP e atualmente é professora associada do Departamento de História da UFF. Seus interesses de pesquisa incluem história agro-ambiental, história comparada, história do trabalho e história da escravidão. Tem como algumas de suas publicações: “Fronteiras em movimento. História Comparada Argentina e Brasil no século XIX.” (2012) e “Soldados da Borracha. Trabalhadores entre o sertão e a Amazônia no Governo Vargas” (2007).

O evento ocorrerá no dia 14/04, das 14h às 16h, no auditório 1027

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Confira aqui as fotos da última sessão.