Seminário de História Global III Sessão I: Tradições de História Global na América Latina e no Caribe
Fundação Getulio Vargas, Praia de Botafogo, 190, Auditório, 1027 - 10/03/2016 - 14:00 - 16:00
Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Tradições de História Global na América Latina e no Caribe

A primeira sessão do seminário conta com o professor da Universidade de São Paulo, Rafael Marquese apresentando seu artigo “Tradições de História Global na América Latina e no Caribe”, publicado em conjunto com João Pimenta na História da Historiografia, v.17, p. 30-49, 2015, com comentários da professora Ynaê Lopes dos Santos (Escola de Ciências Sociais/FGV).

Marquese é doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, é professor do Departamento de História da FFLCH/USP e coordenador do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi) na mesma instituição. Seus interesses acadêmicos incluem escravidão e história atlântica, assim como o Brasil e o Sistema Mundial.

O evento ocorrerá no dia 10/03, das 14h às 16h, no auditório 1027

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Confira aqui as fotos dessa sessão.