Seminário de História Global II Sessão IV: Quem desloca tem preferência: ensaios sobre futebol, jornalismo e literatura
Praia de Botafogo, 190. Fundação Getulio Vargas - 08/10/2015 - 14:00 - 16:00 - 08/10/2015 - 14:00 - 16:00

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Quem desloca tem preferência: ensaios sobre futebol, jornalismo e literatura

A quarta sessão do seminário conta com o pesquisador Marcelino Rodrigues: Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentando o livro Quem desloca tem preferência: ensaios sobre futebol, jornalismo e literatura, com comentários do prof. Bernardo Buarque de Hollanda (Laboratório de Estudos do Esporte - CPDOC/FGV).

Rodrigues possui pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC/UFRJ. Atua na área de Teoria da Literatura e é pesquisador do Núcleo de Estudos de Acervos de Escritores Mineiros - NEAEM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas relações entre Literatura, História e Memória Cultural.

O evento ocorrerá no dia 08/10, das 14h às 16h, no auditório 1333

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Clique aqui para ver as fotos da última sessão do evento.

Confira aqui as fotos dessa sessão.