Seminário de História Global II Sessão I: Pan-American Feminism and the Rise of International Women's Rights, 1915-1946
Praia de Botafogo, 190. Fundação Getulio Vargas - 04/08/2015 - 16:00 - 18:00 - 04/08/2015 - 16:00 - 18:00
Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Pan-American Feminism and the Rise of International Women's Rights, 1915-1946

A primeira sessão do seminário conta com a pesquisadora Katherine Marino: Professora da Ohio State University apresentando seu projeto de livro intitulado Pan-American Feminism and the Rise of International Women's Rights, 1915-1946, com comentários do prof. Alexandre Moreli (Centro de Relações Internacionais/FGV).

Marino possui Ph.D. pela Stanford University e é professora nos departamentos de História e de Estudos de Mulheres, Gênero e Sexualidade. Seus interesses acadêmicos incluem história norte-americana no século XXI, história das mulheres, gênero e sexualidade nas Américas e movimento feminista transnacional.

O evento ocorrerá no dia 04/08, das 16h às 18h, no auditório 1333

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.

Confira aqui as fotos dessa sessão