O lugar do "global" na História das Relações Internacionais
Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 232, Loja A - 10/06/2016 - 12:30 - 15:00

No dia 10 de Junho Alexandre Moreli, professor do Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC, apresentará para os alunos do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio a palestra "O lugar do 'global' na História das Relações Internacionais" falando sobre a chamada "virada global" dentro da tradição europeia continental de História das Relações Internacionais, e discutirá como, desde os anos 1980, a "História Global" tem articulado uma agenda de estudos que transcendem o quadro metodológico dominante do estado-nação, colocando também em questão o eurocentrismo das narrativas históricas tradicionais.

Nesse sentido, o professor Moreli discutirá durante a palestra seu texto - ainda em fase de produção - "Breaking the Hemispheric Deadlock: Latin American and the Global". Como leitura adicional, ele recomenda dois artigos: 1) MARQUESE, Rafael; PIMENTA, João Paulo. Tradições de história global na América Latina e no Caribe. História da Historiografia, n. 17, 2015, p. 20-39. 2) BROWN, Matthew. The global history of Latin America. Journal of Global History, v. 10, n. 3, 2015, p. 365-386.