Praia de Botafogo 190, no auditório 1027, Rio de Janeiro/RJ - 10/10/2017 - 14:00 - 17:00

O Laboratório de Pensamento Social e o “Conexões” - Seminário de História Global e Transnacional da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convidam para a palestra: “Mercado cultural e psicanálise em chave transnacional: novos modos de pensar a infância nas crônicas e colunas de Clarice Lispector (1952-1970)”, com a professora palestrante Alejandra Josiowicz. A palestra contará com mediação e comentários do professor João Marcelo Maia (CPDOC).

A palestra tratará das colunas e crônicas publicadas em revistas e jornais de ampla circulação por Clarice Lispector no período que vai de 1952 até 1973, para estudar o papel da psicanálise e do mercado cultural na transformação do modo pelo qual era pensada a infância. Enfatiza o caráter transnacional tanto do mercado cultural dessas décadas quanto da circulação do discurso psicanalítico e revela o modo como a infância também aparece em cena global.