Encuentro Latinoamericano de Think Tanks
FGV, Rio de Janeiro - 10/07/2013 - 19:00 - 12/07/2013 - 16:30

O Centro Latino-Americano de Políticas Públicas da FGV (CLPP) e o Think Tanks and Civil Societies Program da Universidade da Pensilvânia (TTCSP) realizam, entre hoje e sexta-feira, 10 e 12 de julho, o Encontro Latino-Americano de Think Tanks 2013. O objetivo é promover, entre as principais instituições produtoras de conhecimento da América Latina e Caribe, um debate sobre as formas positivas de contribuição para o processo de transformação socioeconômica da região.

Hoje, a partir das 19h30, acontece um jantar de boas-vindas com o embaixador brasileiro Marcos Azambuja no Hotel Copacabana Palace. Amanhã às 9h30, a sessão de abertura, na sede da FGV, conta com o presidente da Fundação, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o diretor do programa da Universidade da Pensilvânia, James McGann.

Durante os três dias de conferência, representantes de think tanks de países como Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, entre outros, discutem temas relativos à economia, política e cooperação internacional. Também marcam presença o diretor do CLPP, Marlos Lima, o diretor internacional da FGV, Bianor Cavalcanti, e a professora da Escola de Ciências Sociais (CPDOC), Elena Lazarou.

Para Marlos Lima, o evento estimula a integração entre as instituições. “É uma oportunidade única para os centros de pesquisa melhorarem a qualidade da decisão pública na América Latina e estabelecerem uma linguagem comum e vínculos de trabalho mais fortes”, afirma.

Vale lembrar que o departamento de Relações Internacionais da Universidade da Pensilvânia produz anualmente o ranking dos melhores think tanks do mundo. Em 2013, pelo quarto ano seguido, a FGV ficou entre os 30 primeiros colocados.

Para mais informações e programação completa do encontro, acesse www.thinktankslatinoamericanos.com.

Texto da DICOM - Diretoria de Comunicação e Marketing da FGV.