100 dias de Governo Obama: uma análise da conjuntura internacional
28/04/2009 (O dia inteiro)

O Centro de Estudos sobre Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas organizou, em 28/04/2009, aula aberta sobre os 100 Dias de Governo Obama: uma análise de conjuntura internacional.

Confira a programação abaixo:

Programação

18h10 - Welcome Coffee

18h30 - Apresentação do tema - Matias Spektor
Economia global, política interna e direito internacional
18h40 - Obama e a economia global - André Villela
19h - O novo cenário político americano - Octavio Amorim Neto
19h20 - Normas internacionais após a Era Bush - Eduarda Passarelli Hamann-Nielebock
Política externa e ordem regional
19h40 - Política externa de Obama - Matias Spektor
20h - Obama e a América Latina - Maria Celina Soares D’Araújo
20h20 - Obama e as opções de política externa do Brasil - Amaury de Souza

20h40 - Debate
21h20 - Coquetel

Palestrantes:

Amaury de Souza
Doutor em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É sócio-diretor da Techne e da MCM Consultores Associados. Autor de Agenda internacional do Brasil revisitada: percepções da comunidade brasileira de política externa (Cebri, 2008).

André Villela
Doutor em História Econômica pela London School of Economics and Political Science (LSE) e autor de Economia Brasileira Contemporânea (Campus Elsevier, 2004). Professor de Economia Política Global do MBA em RI.

Eduarda Passarelli Hamann-Nielebock
Doutora em Relações Internacionais pela PUC/Rio, advogada e consultora da VivaRio para questões de segurança internacional e operações de paz. Professora de Questões Internacionais Contemporâneas do MBA em RI.

Maria Celina Soares D’Araújo
Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ e autora de Governo Lula, contornos sociais e políticos da elite no poder (CPDOC, 2007). Professora de Relações Internacionais na América Latina do MBA em RI.

Matias Spektor
Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford e autor de Kissinger e o Brasil (Zahar, 2009). Professor de Análise Política Internacional e coordenador do MBA em RI.

Octavio Amorim Neto
Doutor em Ciência Política, pela Universidade da Califórnia em San Diego e autor de Presidencialismo e governabilidade nas Américas (Editora FGV, 2006). Professor de Estratégias de Política Externa do MBA em RI.

Copyright © 2019 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede