Paula Vedoveli

paula.vedoveli@fgv.br

 

Eu sou Professora Adjunta na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas. Eu completei minha graduação em História (Summa cum Laude) na UFRJ, mestrado em Relações Internacionais na PUC-Rio e doutorado em História em Princeton University (2019).

 

O meu manuscrito, sob o título provisório de Brokering Capital: The Development of Latin American Public Credit at International Financial Markets, 1852-1914, examina como Brasil e Argentina se tornaram devedores massivos na segunda metade do século XIX. Brokering Capital mapeia a transição incompleta de um regime cosmopolita de avaliação de risco soberano baseado em julgamento pessoal e capital privado para um regime de credibilidade financeira sustentado pela expansão de indicadores econômicos e ratings produzidos por agências de avaliação de risco. O livro demonstra que atores financeiros gradualmente passaram a depender de números como os principais indicadores de capacidade de pagamento à medida que diminuía sua confiança na habilidade de casas bancárias europeias de avaliarem corretamente risco soberano. Brokering Capital argumenta que o modelo cosmopolita de credibilidade financeira que emergiu no século XIX dependeu fundamentalmente da performance de “credibility brokers,” atores que ocuparam os buracos estruturais (structural holes) nas redes financeiras que ligavam governos em Rio de Janeiro e Buenos Aires a credores em Londres e Paris.

 

Nos últimos anos, eu conduzi pesquisa em arquivos no Reino Unidos, Estados Unidos, Chile, Brasil, na Argentina e na França. Tenho interesse na história global do capitalismo, na história da quantificação, na história da informação e de tecnologia, e na história do futuro.

 

 

Twitter: @paulavedoveli

 

 

Copyright © 2019 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede