Celso Castro

Celso Castro é Diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) e da Escola de Relações Internacionais (FGV RI) da Fundação Getulio Vargas. É doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e foi pesquisador visitante na Universidade de Flórida, Universidade de Oxford e no Colégio do México. Ele é membro do Conselho Consultivo do projeto Freedom of Information Archive (FOIArchive), sediado na Universidade de Columbia (2019-2020) e foi membro do Comitê Executivo do Brazilian Studies Association (BRASA).

 

Sua pesquisa se concentra no estudo dos militares no Brasil. Publicou diversos livros sobre o tema, destacando-se: O espírito militar (1990, 2ª ed. 2004), Os Militares e a República (1995), A invenção do Exército brasileiro (2002), Antropologia dos militares (2009; em co-autoria com Piero Leirner), Exército e nação: estudos sobre a história do Exército brasileiro (2012); Qualitative Methods in Military Studies (2013; co-editado com Helena Carreiras), Researching the Military (2016; co-editado com Helena Carreiras e Sabina Frederic) e A Família Militar no Brasil (2018). Ele também organizou uma série de oito livros sobre os militares na história brasileira pós-1964, incluindo a trilogia: Visões do golpe (1994), Os anos de chumbo (1994) e A volta aos quartéis (1995), publicado junto com Gláucio Soares e Maria Celina D'Araujo; e Ernesto Geisel (1997) e Militares e política na Nova República (2000), junto com a Maria Celina D'Araujo.

 

As recentes pesquisas do professor Castro também focaram na teoria cultural e no estudo do turismo a partir da perspectiva das ciências sociais. Ele também organizou uma série de livros sobre o tema. Castro também ensina em cursos de graduação e pós-graduação na FGV, além de dirigir uma série de livros sobre ciências sociais da Editora Zahar.

 

Copyright © 2019 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede