Apresentação

O campo das Relações Internacionais é atualmente uma das áreas de atuação mais dinâmicas e abrangentes do mercado de trabalho. Observa-se uma intensificação das relações políticas e econômicas entre empresas, países e organizações a nível internacional, ao mesmo tempo em que surgem novos atores e problemáticas que fogem dos modelos tradicionais com os quais estamos habituados.

Desta forma, existe uma demanda cada vez maior por profissionais que sejam capazes de relacionar diferentes áreas do conhecimento de maneira crítica e analítica. A especialização na área de Relações Internacionais se mostra relevante não apenas para aprender a atuar em um ambiente altamente complexo e globalizado, mas também para compreender o novo momento da inserção internacional do Brasil. Trata-se de um contexto marcado por desafios e oportunidades, no qual abre-se margem para uma postura ativa e assertiva dos mais diversos setores brasileiros no cenário global, desde comércio exterior, tecnologia e inovação, até diplomacia e movimentos sociais.

Portanto, o curso de MBA em Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas foi criado com o intuito de fornecer aos seus alunos não apenas o ferramental prático para lidar com variáveis internacionais, mas também o arcabouço teórico e analítico necessário para tomar decisões de alto impacto neste tipo de ambiente.

Objetivos

O objetivo principal do curso é o de fornecer aos alunos um olhar calibrado para questões de alcance internacional, capacitando-os para realizar atividades pertinentes à área, tais como: produzir relatórios e policy papers, gerir projetos internacionais, coordenar negociações multiculturais, traçar diagnósticos políticos e econômicos, analisar riscos e conjunturas, entre outros.

Público Alvo

O MBA em Relações Internacionais é válido para quaisquer profissionais que já estejam inseridos no mercado de trabalho (mínimo de dois anos de experiência) e que de alguma forma são expostos ao cenário internacional no cumprimento de suas funções. Isto pode incluir os mais variados segmentos profissionais, tais como: poder público, empresas, consultorias especializadas, firmas de advocacia, sistema financeiro, jornalismo, organizações e grupos internacionais, entre outros.

Metodologia

Através de uma abordagem pragmática e sofisticada acerca dos temas contemporâneos mais relevantes, o curso busca abranger todas as áreas de atuação dentro das Relações Internacionais. Composto por um núcleo básico de aulas expositivas construídas a partir de leituras obrigatórias previamente indicadas, a didática do curso é voltada para o aprendizado de técnicas pontuais da prática internacionalista através de debates, reflexões e dinâmicas em grupo.

Estrutura do curso

O curso está estruturado em três módulos, cada um com 144 horas/aula:

  1. Teoria e Prática das Relações Internacionais
  2. Análise Multidimensional das Relações Internacionais
  3. Temas Contemporâneos de Relações Internacionais

Os módulos são compostos por 6 disciplinas de 24 horas/aula cada, totalizando uma carga horária de 432 horas/aula, além de uma disciplina adicional de orientação para a elaboração do trabalho final.

Para receber o certificado de conclusão do MBA em Relações Internacionais, os alunos deverão completar os três módulos previstos. Para cada módulo, cuja duração é de aproximadamente seis meses, os alunos irão receber um certificado de aperfeiçoamento. O prazo máximo para cursar o programa completo do curso é de até 48 meses.


Confira o resumo programático

 

 

 
Copyright © 2018 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede