Duração do curso
4 ANOS
Período de inscrição
29/06 - 22/10/2021

Grade Curricular

1º PERÍODO

Introdução às Relações Internacionais


Economia I - Introdução à Economia


História Internacional


Inglês para RI


Métodos Matemáticos I


Oficinas Profissionais I

2º PERÍODO

Teoria das RI I - Guerra e Paz


Economia II - Microeconomia


Métodos Matemáticos II


Filosofia Política Internacional


Oficinas Profissionais II

3º PERÍODO

Teoria das RI II - Normas e Instituições Internacionais


Economia III - Macroeconomia


Probabilidade e Estatística


Direito Internacional


Oficinas Profissionais III

4º PERÍODO

Teoria das RI III - Governança Transnacional


Economia Política Internacional 


Econometria e Inferência Causal


Oficinas Profissionais IV

5º PERÍODO

Teoria das RI IV - Segurança Internacional


Desenvolvimento Internacional


Teoria dos Jogos Aplicada às RI


Política Externa Brasileira Contemporânea


Optativas Temáticas

6º PERÍODO

Teoria das RI V - Teorias Normativas


Política Comparada


Optativas Temáticas


Optativas de Oficina Profissional

7º PERÍODO

Seminário de Monografia I


Optativas Temáticas


Estágio Supervisionado

8º PERÍODO

Seminário de Monografia II


Tópicos Avançados em RI


Estágio Supervisionado

Trilha de Teorias e Análise Política

A trilha de disciplinas em Teoria e Análise Política inclui cinco cursos de teoria das Relações Internacionais (introdução às RI, violência política, normas e instituições internacionais, governança transnacional, segurança internacional e teorias normativas), além de cursos obrigatórios de história global, política comparada, política externa contemporânea, filosofia política internacional, direito internacional e análise de risco político.

 

Trilha de Economia e Métodos Quantitativos

A trilha de disciplinas de Economia e Métodos Quantitativos inclui cursos obrigatórios de micro e macroeconomia, economia política internacional, desenvolvimento internacional, economia brasileira, teoria dos jogos aplicada às Relações Internacionais, ciência de dados, probabilidade e estatística e econometria e inferência causal. 

 

Trilha de Oficinas Profissionais

As Oficinas Profissionais desenvolvem cinco conjuntos de habilidades e competências.

  • Comunicação: Oratória e técnicas de debate, elaboração de discursos, técnicas de negociação, elaboração de textos para a imprensa, produção textual para clientes.  
  • Planejamento de Carreira: Condicionantes da trajetória profissional, gestão do tempo, gestão profissional de mídias sociais, construção de currículo.
  • Planejamento Estratégico: Campanhas de Advocacy, mapas de Stakeholders e avaliação de impacto
  • Habilidades Sociais e de Equipe: Mediação de conflitos, gestão de equipes multiculturais, psicologia para o mercado de trabalho, técnicas de comunicação.  
  • Gestão de Conhecimento: como Pacote Office, Plataforma Bloomberg, Visualização de Dados

 

Disciplinas Eletivas  

Nossa lista de disciplinas eletivas inclui cursos oferecidos durante o semestre acadêmico ou em formato intensivo, durante as férias de inverno e verão. Além disso, os alunos podem cursar disciplinas ministradas por outras Escolas da FGV em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Também é possível cursar disciplinas ministradas conjuntamente com nossas instituições parceiras no exterior. Clique aqui para uma lista não exaustiva dos cursos oferecidos.   

 

Formação Complementar  

Os programas das Formações Complementares em Negócios Internacionais e em Ciência de Dados da FGV RI promovem a inserção de seus alunos em um mundo profissional em rápida transformação, firmando a Escola como um centro de excelência que oferece ao seu corpo discente as habilidades e competências necessárias para o ingresso bem-sucedido no mercado de trabalho. 

Para obter a certificação de formação complementar, o aluno da graduação em Relações Internacionais da FGV RI deve cumprir 240 horas de cursos eletivos de acordo com os requisitos previstos na estrutura de cada formação complementar. Confira mais informações abaixo. 

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM CIÊNCIA DE DADOS

A Formação Complementar em Ciência de Dados é uma linha de disciplinas eletivas temáticas que permite ao aluno de Relações Internacionais trabalhar com dados de forma a produzir soluções inovadoras e eficientes a problemas enfrentados no mundo do trabalho. As disciplinas do Módulo Básico e das duas linhas temáticas da formação, "Políticas Públicas" e "Ambiente de Negócios", capacitam o aluno a aplicar métodos e ferramentas como programação, análise e visualização de dados, data storytelling, modelagem, monitoramento e avaliação, machine learning, business analytics e gestão de projetos complexos para avaliar criticamente como dados podem auxiliar na resolução de desafios enfrentados em organizações e na condução de políticas públicas. As disciplinas foram estruturadas de forma a simular os principais problemas de negócios e de políticas públicas em um ambiente em que se faz necessário o bom uso dos dados para gestão e para tomada de decisão. 

Confira aqui a grade curricular da Formação Complementar em Ciência de Dados. 

Para mais informações sobre os requisitos para obtenção da certificação, confira o FAQ da Formação Complementar em Ciência de Dados aqui

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

A Formação Complementar em Negócios Internacionais é uma linha de disciplinas eletivas temáticas que capacita o aluno de Relações Internacionais a atuar nas áreas de gestão, finanças e negócios internacionais. As disciplinas do Módulo Básico e das duas linhas temáticas da formação complementar, "Gestão e Internacionalização de Empresas" e "Finanças", trabalham temas como planejamento estratégico, liderança e comunicação, gestão de projetos, mercado financeiro e de capitais, inteligência de mercado e internacionalização de empresas. As disciplinas foram estruturadas de forma a simular os principais desafios de gestão e de tomada de decisão em ambientes de negócios internacionalizados, multiculturais e inovadores.  

Confira aqui a grade curricular da Formação Complementar em Negócios Internacionais.  

Para mais informações sobre os requisitos para obtenção da certificação, confira o FAQ da Formação Complementar em Negócios Internacionais aqui

Atividades Complementares

Os estudantes podem realizar uma série de atividades voltadas a diversificar sua experiência universitária, tais como participação em eventos nacionais e internacionais, congressos acadêmicos, simulações diplomáticas e as iniciativas das mais diversas entidades estudantis da FGV, além de coordenar e implementar projetos de extensão e cursos de idiomas, dentre outros. 

CINE RI

O CINE RI combina conhecimento, lazer e convivência da comunidade FGV RI por meio da exibição de produções cinematográficas que lidam com temas políticos internacionais e momentos históricos globais. As sessões ocorrem semanalmente durante o recesso acadêmico e os participantes assistem a um filme selecionado por um professor FGV RI, que guia, após a exibição, uma conversa acerca da relevância da obra para o estudo da política internacional.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O programa de Iniciação Científica introduz o aluno à cultura de produção científica e oferece treinamento em técnicas e métodos de pesquisa sob orientação direta de profissionais capacitados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências de aplicação não restrita à carreira acadêmica. Ao fim de um ano de trabalho, cada participante do programa produz um trabalho acadêmico de lavra própria de, aproximadamente, 10 mil palavras, a ser defendido perante seminário composto professores e colegas. 

OFICINA DE ESCRITA

O objetivo da Oficina de Escrita é a promoção de autonomia intelectual através do desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para o sucesso do corpo discente da FGV RI na sua trajetória acadêmica e no mercado de trabalho. Os alunos da FGV RI interessados em desenvolver suas habilidades de expressão escrita em português e/ou inglês encontrarão na Oficina de Escrita o apoio necessário para alcançar esse objetivo através de atendimentos de 50 minutos. A Oficina de Escrita é um serviço oferecido pela Escola de Relações Internacionais da FGV exclusivamente aos alunos da FGV RI com matrícula ativa.

WORK RETREAT

A capacidade de concentração e a disciplina para os estudos é um desafio para todos. Com um bom treino, é possível aumentar sua produtividade e diminuir a procrastinação. O Work Retreat FGV RI oferece um espaço de estudo sem distrações. As atividades são acompanhadas por professores, que dão dicas e apoio aos participantes. Ao início de cada encontro, os discentes definem objetivos e meta de estudos, como ler um texto, fazer uma lista de exercícios ou estruturar um ensaio a ser entregue. Cada Work Retreat tem duração de 3h e é dividido em blocos: durante os primeiros 10 minutos, cada participante traça seus objetivos para a sessão e, na sequência, o grupo realiza blocos de trabalho de 50 minutos cada, em que ninguém conversa ou faz uso de celular e internet, eliminando qualquer tipo de distração. Há intervalos de 10 minutos de descontração coletiva entre os blocos. Ao final do encontro, os participantes estabelecem metas de médio prazo para o dia ou a semana seguintes, resultando numa maior organização da rotina de estudos.

WORKSHOPS

A FGV RI oferece uma ampla gama de workshops todo semestre. Os workshops são atividades voluntárias e extraclasse.

Dentre os nossos workshops regulares, destacamos o Workshop de Organização e Gestão de Tempo, o Workshop Como Ler Textos Acadêmicos em Inglês, o Workshop de Preparação para o TOEFL e o Workshop Preparando sua Candidatura para Pós-Graduações no Exterior. 

No Workshop de Organização e Gestão de Tempo, os nossos alunos aprendem como estabelecer metas e preparar planos semanais e diários, além de desenvolverem estratégias e ferramentas para aumentar a produtividade e para lidar com a procrastinação. No Workshop Como Ler Textos Acadêmicos em Inglês, os alunos adquirem estratégias para ler e tomar notas de textos acadêmicos em inglês, um recurso fundamental para alunos de Relações Internacionais. O Workshop de Preparação para o TOEFL promove a aquisição de habilidades específicas para a eventual realização do exame de proficiência em inglês. Já no Workshop Preparando sua Candidatura para Pós-Graduações no Exterior, os alunos aprendem a preparar suas candidaturas para programas de pós-graduação no mundo anglo-saxão para dar continuidade às suas trajetórias internacionais.  

Apoio Emocional

O programa de apoio emocional da FGV RI oferece aos seus alunos sessões de atendimento psicológico e pedagógico individuais com profissional especializado.   

Nas sessões pedagógicas, os nossos estudantes têm a oportunidade de discutir estratégias para aumentar a produtividade, combater a procrastinação e promover hábitos de estudo saudáveis. Nas sessões de atendimento psicológico, os alunos são convidados a conversar sobre meios para cultivar a saúde emocional e administrar ansiedades em relação aos estudos e ao futuro.

 

Estágio Supervisionado

Como parte do programa de Graduação em RI, os alunos precisam completar 460h de estágio supervisionado no Brasil ou no exterior, em até três semestres acadêmicos. Além disso, os estudantes podem realizar um estágios remotos durante as férias.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Para concluir a Graduação, cada estudante deve cursar um seminário de monografia e redigir um estudo que será avaliado por banca nomeada pela Escola. Cada monografia deve ter entre 8 e 10 mil palavras. O objetivo deste exercício é examinar em detalhe algum aspecto específico das Relações Internacionais à luz das teorias e métodos de pesquisa típicos da disciplina.

 

Especialização (pós-graduação latu senso)

Alunos egressos da Graduação em Relações Internacionais podem cursar, opcionalmente, uma especialização em Negócios Internacionais ou em Ciência de Dados para Relações Internacionais a fim de obter o título de especialista (pós-graduação latu senso). Cada especialização tem carga horária total de 360 horas. 

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DE DADOS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A Especialização em Ciência de Dados para Relações Internacionais oferece um diploma de pós-graduação lato sensu que envolve 360 horas de curso. Os pilares dessa formação incluem programação, criação e gestão de bancos de dados, experimentos com inferência causal, análise de redes e visualização de dados. 

ESPECIALIZAÇÃO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

A Especialização em Negócios Internacionais oferece um diploma de pós-graduação lato sensu que envolve 360 horas de curso. Os pilares dessa formação incluem gestão de projetos, planejamento estratégico, pesquisa e inteligência de mercado, técnicas de negociação, business analytics e contabilidade.