Duração do curso
4 ANOS
Período de inscrição
29/06 - 22/10/2021

Dúvidas

Sobre o curso

1.
Por que cursar Relações Internacionais?

Entenda nossa filosofia de treinamento e profissionalização aqui.

2.
Por que escolher a FGV?

A FGV RI foi criada para transformar a trajetória de vida de seus alunos por meio da excelência acadêmica em nível internacional. Nosso projeto pedagógico e filosofia de ensino são concebidos de modo a situar a FGV RI entre as melhores faculdades do mundo na área. O programa de estudos aqui oferecido é puxado e intenso, pois seu objetivo é formar quadros qualificados para competir num mercado de trabalho global.

3.
Qual a estrutura curricular do curso de RI na FGV?

Veja nossa grade curricular aqui e nossas disciplinas eletivas aqui.

4.
Qual o tempo médio para conclusão do curso de RI na FGV?

O curso foi desenhado para ser concluído em 4 anos, mas esse tempo é flexível caso você opte por passar tempo considerável como estudante de intercâmbio no exterior ou fazer estágios/voluntariados de longa duração. Aqueles estudantes interessados em realizar uma Especialização (pós-graduação lato sensu) em Negócios Internacionais ou Ciência de Dados podem fazê-lo, depois de formados, em dois semestres. 

5.
Como funciona o trabalho de conclusão de curso?

Você precisará redigir um trabalho em profundidade de até 10 mil palavras que demonstre sua destreza no uso dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos durante o curso. Esse trabalho pode ter um formato acadêmico (nos moldes de um paper), formato Capstone (resolução de um problema prático para quem pretende usar o material como alavanca para conseguir um primeiro emprego) ou no formato Application (para quem pretende emendar a graduação em programas de mestrado ou doutorado no exterior). 

6.
Quais as oportunidades de intercâmbio acadêmico no exterior oferecidas pela FGV?

A partir do segundo ano do curso, você pode realizar um ou mais intercâmbios acadêmicos no exterior. Caso você escolha uma de nossas instituições conveniadas, pagará taxas acadêmicas no Brasil, mas não no exterior. Além disso, você pode realizar cursos e estágios de férias no exterior, assim como programas de voluntariado.

7.
Qual a média salarial de um recém-formado em Relações Internacionais?

Leia nosso Box explicativo aqui

Sobre o processo seletivo

8.
Quais os tipos de processo seletivo adotados para o curso de Relações Internacionais?

Vestibular FGV, ENEM e exames internacionais (SAT, ABITUR, BAC, IB, dentre outros). Confira nossa Vestibular FGV e leia nosso edital. 

9.
Quando ocorre o vestibular para o curso de Relações Internacionais?

O vestibular para a Graduação em RI é realizado uma vez ao ano, sempre no segundo semestre. Para mais informações, consulte Vestibular FGV. 

 

10.
Posso usar a nota do ENEM para concorrer a uma vaga no curso de Relações Internacionais?

Sim. Você precisa apresentar as notas obtidas nas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e na Redação do ENEM podem ser utilizadas para pleitear uma das vagas. Para tanto, você deve, obrigatoriamente, ter optado por Língua Inglesa como segundo idioma na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para mais informações sobre procedimentos de inscrição, número de vagas e notas de corte, acesse o edital. 

Sobre estudar e morar em São Paulo

11.
Por que estudar RI em São Paulo?

São Paulo é a maior cidade da América Latina e o destino certo para quem busca um ambiente cosmopolita. A cidade oferece inúmeras opções de lazer e também um amplo leque de oportunidade profissionais. 

12.
Quais são as principais opções de transporte para o deslocamento até a FGV?

Nossa Escola está localizada na Avenida Paulista, 548, região central da cidade. Ela é acessível pelos corredores de ônibus, metrô (Linha Verde), patinete e bicicleta. A vizinhança é altamente movimentada, dia e noite.  

13.
Onde e como encontrar moradia próxima à FGV?

Boa parte de nossos alunos são oriundos de outras cidades do país. Por isso, muitos deles alugam ou dividem apartamentos em regiões próximas à FGV. Você pode fazer uma busca online em Uliving, especializada em moradias estudantis, ou pode consultar sites como Quinto Andar e Zap Imóveis. Caso você tenha interesse em morar com outros estudantes, procure nosso Centro Acadêmico e os avisos fixados nos murais da Escola. Se você prefere conhecer melhor a cidade antes de tomar a sua decisão, é possível encontrar muitas opções de moradia temporária perto da nossa sede no Airbnb

14.
Quais as principais opções de cultura, lazer e esporte?

São Paulo oferece mais de 110 museus, 180 teatros, 280 salas de cinema, salas de concerto, casas de show e excelentes bibliotecas e livrarias, além de uma centena de centros culturais que oferecem extensa programação gratuita. Para os amantes da natureza e de esportes, há mais de 80 parques, de diferentes dimensões e com variadas atividades gratuitas e pagas. O maior parque na região central da cidade é o Ibirapuera, a poucos minutos de caminhada de nosso campus, com mais de 1,5 km² de área, onde estão localizados pontos como um planetário, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), a Bienal, o Museu AfroBrasil e o Auditório do Ibirapuera. Nossos alunos também gozam de descontos especiais nas principais academias de ginástica e piscinas da região da Avenida Paulista.