Grade curricular
1º PERÍODO
Introdução às Relações Internacionais
Economia I - Introdução à Economia
História Internacional
Inglês para RI
Métodos Matemáticos I
Oficinas Profissionais I
2º PERÍODO
Teoria das RI I - Guerra e Paz
Economia II - Microeconomia
Métodos Matemáticos II
Filosofia Política Internacional
Oficinas Profissionais II
3º PERÍODO
Teoria das RI II - Normas e Instituições Internacionais
Economia III - Macroeconomia
Probabilidade e Estatística
Direito Internacional
Oficinas Profissionais III
Programa de Extensão do Centro de Carreiras
4º PERÍODO
Teoria das RI III - Governança Transnacional
Economia Política Internacional
Econometria e Inferência Causal
Oficinas Profissionais IV - Extensão
5º PERÍODO
Teoria das RI IV - Segurança Internacional
Desenvolvimento Internacional
Teoria dos Jogos Aplicada às RI
Política Externa Brasileira Contemporânea
Extensão I
Optativas Temáticas
6º PERÍODO + ESTÁGIO
Teoria das RI V - Teorias Normativas
Política Comparada
Extensão II
Optativas Temáticas
7º PERÍODO + ESTÁGIO
Seminário de Monografia I
Optativas Temáticas
8º PERÍODO + ESTÁGIO
Seminário de Monografia II
Tópicos Avançados em RI
Optativas Temáticas
Disciplinas Obrigatórias
Trilha de Teorias e Análise Política
A trilha de disciplinas em Teoria e Análise Política inclui cinco cursos de teoria das Relações Internacionais (introdução às RI, violência política, normas e instituições internacionais, governança transnacional, segurança internacional e teorias normativas), além de cursos obrigatórios de história internacional, política comparada, política externa contemporânea, filosofia política internacional e direito internacional.
Trilha de Economia e Métodos Quantitativos
A trilha de disciplinas de Economia e Métodos Quantitativos inclui cursos obrigatórios de introdução à economia, micro e macroeconomia, economia política internacional, desenvolvimento internacional, métodos matemáticos, probabilidade e estatística, econometria e inferência causal e teoria dos jogos aplicada às Relações Internacionais.
Trilha de Oficinas Profissionais
As Oficinas Profissionais desenvolvem cinco conjuntos de habilidades e competências.
- Comunicação: Oratória e técnicas de debate, elaboração de discursos, técnicas de negociação, elaboração de textos para a imprensa, produção textual para clientes.
- Planejamento de Carreira: Condicionantes da trajetória profissional, gestão do tempo, gestão profissional de mídias sociais, construção de currículo.
- Planejamento Estratégico: Campanhas de Advocacy, mapas de Stakeholders e avaliação de impacto
- Habilidades Sociais e de Equipe: Mediação de conflitos, gestão de equipes multiculturais, psicologia para o mercado de trabalho, técnicas de comunicação.
- Gestão de Conhecimento: como Pacote Office, Plataforma Bloomberg, Visualização de Dados
Disciplinas Optativas Temáticas
Nossa lista de disciplinas eletivas inclui cursos oferecidos durante o semestre acadêmico ou em formato intensivo, durante as férias de inverno e verão. Além disso, os alunos podem cursar disciplinas ministradas por outras Escolas da FGV em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Também é possível cursar disciplinas ministradas conjuntamente com nossas instituições parceiras no exterior.
Formações Complementares
Os programas das Formações Complementares em Negócios Internacionais e em Ciência de Dados da FGV RI promovem a inserção de seus alunos em um mundo profissional em rápida transformação, firmando a Escola como um centro de excelência que oferece ao seu corpo discente as habilidades e competências necessárias para o ingresso bem-sucedido no mercado de trabalho.
Para obter a certificação de formação complementar, o aluno da graduação em Relações Internacionais da FGV RI deve cumprir 240 horas de cursos eletivos de acordo com os requisitos previstos na estrutura de cada formação complementar. Confira mais informações abaixo.
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM CIÊNCIA DE DADOS
A Formação Complementar em Ciência de Dados é uma linha de disciplinas eletivas temáticas que permite ao aluno de Relações Internacionais trabalhar com dados de forma a produzir soluções inovadoras e eficientes a problemas enfrentados no mundo do trabalho. As disciplinas do Módulo Básico e das duas linhas temáticas da formação, "Políticas Públicas" e "Ambiente de Negócios", capacitam o aluno a aplicar métodos e ferramentas como programação, análise e visualização de dados, data storytelling, modelagem, monitoramento e avaliação, machine learning, business analytics e gestão de projetos complexos para avaliar criticamente como dados podem auxiliar na resolução de desafios enfrentados em organizações e na condução de políticas públicas. As disciplinas foram estruturadas de forma a simular os principais problemas de negócios e de políticas públicas em um ambiente em que se faz necessário o bom uso dos dados para gestão e para tomada de decisão.
Confira aqui a grade curricular da Formação Complementar em Ciência de Dados.
Para mais informações sobre os requisitos para obtenção da certificação, confira o FAQ da Formação Complementar em Ciência de Dados aqui.
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
A Formação Complementar em Negócios Internacionais é uma linha de disciplinas eletivas temáticas que capacita o aluno de Relações Internacionais a atuar nas áreas de gestão, finanças e negócios internacionais. As disciplinas do Módulo Básico e das duas linhas temáticas da formação complementar, "Gestão e Internacionalização de Empresas" e "Finanças", trabalham temas como planejamento estratégico, liderança e comunicação, gestão de projetos, mercado financeiro e de capitais, inteligência de mercado e internacionalização de empresas. As disciplinas foram estruturadas de forma a simular os principais desafios de gestão e de tomada de decisão em ambientes de negócios internacionalizados, multiculturais e inovadores.
Confira aqui a grade curricular da Formação Complementar em Negócios Internacionais.
Para mais informações sobre os requisitos para obtenção da certificação, confira o FAQ da Formação Complementar em Negócios Internacionais aqui.
Atividades Complementares
Os estudantes podem realizar uma série de atividades voltadas a diversificar sua experiência universitária, tais como participação em eventos nacionais e internacionais, congressos acadêmicos, simulações diplomáticas e as iniciativas das mais diversas entidades estudantis da FGV, além de coordenar e implementar projetos de extensão e cursos de idiomas, dentre outros.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O programa de Iniciação Científica introduz o aluno à cultura de produção científica e oferece treinamento em técnicas e métodos de pesquisa sob orientação direta de profissionais capacitados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências de aplicação não restrita à carreira acadêmica. Ao fim de um ano de trabalho, cada participante do programa produz um trabalho acadêmico de lavra própria de, aproximadamente, 10 mil palavras, a ser defendido perante seminário composto professores e colegas.
OFICINA DE ESCRITA
O objetivo da Oficina de Escrita é a promoção de autonomia intelectual através do desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para o sucesso do corpo discente da FGV RI na sua trajetória acadêmica e no mercado de trabalho. Os alunos da FGV RI interessados em desenvolver suas habilidades de expressão escrita em português e/ou inglês encontrarão na Oficina de Escrita o apoio necessário para alcançar esse objetivo através de atendimentos de 50 minutos. A Oficina de Escrita é um serviço oferecido pela Escola de Relações Internacionais da FGV exclusivamente aos alunos da FGV RI com matrícula ativa.
WORK RETREAT
A capacidade de concentração e a disciplina para os estudos é um desafio para todos. Com um bom treino, é possível aumentar sua produtividade e diminuir a procrastinação. O Work Retreat FGV RI oferece um espaço de estudo sem distrações. As atividades são acompanhadas por professores, que dão dicas e apoio aos participantes. Ao início de cada encontro, os discentes definem objetivos e meta de estudos, como ler um texto, fazer uma lista de exercícios ou estruturar um ensaio a ser entregue. Cada Work Retreat tem duração de 3h e é dividido em blocos: durante os primeiros 10 minutos, cada participante traça seus objetivos para a sessão e, na sequência, o grupo realiza blocos de trabalho de 50 minutos cada, em que ninguém conversa ou faz uso de celular e internet, eliminando qualquer tipo de distração. Há intervalos de 10 minutos de descontração coletiva entre os blocos. Ao final do encontro, os participantes estabelecem metas de médio prazo para o dia ou a semana seguintes, resultando numa maior organização da rotina de estudos.
WORKSHOPS
A FGV RI oferece uma ampla gama de workshops todo semestre. Os workshops são atividades voluntárias e extraclasse.
Dentre os nossos workshops regulares, destacamos o Workshop de Organização e Gestão de Tempo, o Workshop Como Ler Textos Acadêmicos em Inglês, o Workshop de Preparação para o TOEFL e o Workshop Preparando sua Candidatura para Pós-Graduações no Exterior.
No Workshop de Organização e Gestão de Tempo, os nossos alunos aprendem como estabelecer metas e preparar planos semanais e diários, além de desenvolverem estratégias e ferramentas para aumentar a produtividade e para lidar com a procrastinação. No Workshop Como Ler Textos Acadêmicos em Inglês, os alunos adquirem estratégias para ler e tomar notas de textos acadêmicos em inglês, um recurso fundamental para alunos de Relações Internacionais. O Workshop de Preparação para o TOEFL promove a aquisição de habilidades específicas para a eventual realização do exame de proficiência em inglês. Já no Workshop Preparando sua Candidatura para Pós-Graduações no Exterior, os alunos aprendem a preparar suas candidaturas para programas de pós-graduação no mundo anglo-saxão para dar continuidade às suas trajetórias internacionais.
Estágio Supervisionado
Como parte do programa de Graduação em RI, os alunos precisam completar 300h de estágio supervisionado no Brasil ou no exterior, em até três semestres acadêmicos. Além disso, os estudantes podem realizar um estágios remotos durante as férias.
Trabalho de Conclusão de Curso
Para concluir a Graduação, cada estudante deve cursar um seminário de monografia e redigir um estudo que será avaliado por banca nomeada pela Escola. Cada monografia deve ter entre 8 e 10 mil palavras. O objetivo deste exercício é examinar em detalhe algum aspecto específico das Relações Internacionais à luz das teorias e métodos de pesquisa típicos da disciplina.
Especialização (pós-graduação latu senso)
A Escola de Relações Internacionais da FGV oferece aos seus alunos egressos a oportunidade de obter o título de especialista nas áreas de Negócios Internacionais e/ou Ciência de Dados. Os dois programas visam expandir o conjunto de habilidades e competências desenvolvidas na graduação em Relações Internacionais tendo em vista as experiências de profissionais em início de carreira e as demandas de um mercado de trabalho em constante transformação. As duas especializações são exclusivas para alunos que finalizaram a graduação em Relações Internacionais da FGV RI e que tenham obtido certificados nas respectivas Formações Complementares da graduação. Para obter a certificação na especialização escolhida, o aluno matriculado deverá cumprir 432 horas-aula de disciplinas com previsão de finalização em um ano.
Diferentemente de um programa pós-graduação stricto senso, voltado para a pesquisa e a produção de conhecimento científico (como mestrados e doutorados acadêmicos), as especializações em Negócios Internacionais e Ciência de Dados são classificadas como programas de pós-graduação latu senso e foram, portanto, desenvolvidas para atender às demandas profissionais dos alunos e do mercado de trabalho em suas respectivas áreas. Por isso, as Especializações são programas voltados a profissionais que desejam aprimorar conhecimentos, aumentar sua rede de contatos e desenvolver habilidades em áreas específicas de forma a contribuir para a evolução em sua atuação profissional.
Confira mais informações abaixo.
ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DE DADOS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A Especialização em Ciência de Dados tem como objetivo capacitar os alunos com as habilidades e competências necessárias para formar e profissionalizar lideranças para cenários complexos e globalizados num mundo em acelerada transformação tecnológica, onde informação, dados, tecnologia e criatividade são as principais fontes de valor, de forma a torná-los mais competitivos e diferenciados. Para isso, além do treinamento em métodos quantitativos avançados em ciências sociais nas disciplinas obrigatórias da graduação, a Escola oferece aos alunos a Especialização em Ciência de Dados.
A Escola de Relações Internacionais da FGV tem como objetivo desenvolver no corpo discente da Especialização em Ciência de Dados a capacidade analítica e o senso crítico para construir e responder perguntas, avaliar a precisão de modelos, interpretar dados, extrair significados e comunicá-los efetivamente para propor soluções inovadoras e efetivas aos problemas enfrentados no mundo do trabalho. A Especialização também desenvolve habilidades e competências para gestão e decisão estratégica com uso e análise de dados.
O diferencial do aluno da Especialização será a capacidade de combinar conhecimento em gestão e decisão estratégica baseada em dados, ferramentas e tecnologias sofisticadas às habilidades típicas do aluno de Relações Internacionais. Com 432 horas-aulas, os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas da Especialização priorizam a interação constante entre teoria e prática e o aprendizado baseado na solução de problemas complexos do mundo real, apresentando estudos de casos, simulações e análise de dados que demandam que os alunos apliquem os conteúdos técnicos e teóricos para propor soluções inovadoras.
As disciplinas exploram temas e problemas em áreas que envolvem gestão e tomada de decisão estratégica baseadas em evidências, bem como promovem a aquisição de conhecimento técnico para analisar, contextualizar e comunicar dados utilizando métodos e ferramentas de tecnologia sofisticados, como big data, predictive analytics e machine learning. As disciplinas também buscam desenvolver habilidades e competências relacionadas a temas atuais como liderança, empreendedorismo e inovação. O profissional em início de carreira desenvolverá uma visão de como organizações podem fazer uso da análise de dados para obter vantagens competitivas em gestão e planejamento, além de como fazer uso de dados e tecnologia para gerir conhecimento, solucionar problemas e para a tomada de decisão gerencial estratégica.
Disciplinas da Especialização em Ciência de Dados
- Data-Driven Decision-Making I
- Gestão Estratégica em Ciência de Dados
- Big Data and Data Mining
- Data-Driven Decision-Making II
- Design Thinking para Ciência de Dados
- Predictive Analytics
- Tópicos Especiais I
- Tópicos Especiais II
- Tópicos Especiais III
- Tópicos Especiais IV
Mais informações sobre a Especialização em Ciência de Dados podem ser consultadas aqui.
ESPECIALIZAÇÃO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
As oportunidades que os negócios internacionais apresentam para as organizações se expandirem além de suas atividades locais criam demanda por jovens profissionais qualificados que consigam pensar internacionalmente para propor soluções e enfrentar desafios cada dia mais complexos e rápidos. Ao promover o aperfeiçoamento profissional do aluno graduado na FGV RI, a Especialização em Negócios Internacionais tem o objetivo de formar profissionais alinhados com as principais demandas, técnicas, estratégias e desafios da área de Gestão e Negócios Internacionais, em uma pós-graduação lato sensu de 432 horas aula.
O conhecimento de gestão estratégica, marketing, finanças e modelos de negócios permitirá que o profissional em início de carreira desenvolva uma visão sistêmica de diferentes organizações, entenda como são tomadas decisões em diferentes contextos e localizações, compreenda como são acessados diferentes mercados, identifique quais são as principais inovações nos modelos de negócios, além de aperfeiçoar o domínio sobre técnicas e métricas utilizadas em diferentes áreas de uma organização. A visão global do internacionalista, somada ao conhecimento adquirido na Especialização, possibilitará uma ampliação do leque de atuação do recém-formado em Relações Internacionais ao preparar profissionais que saibam aproveitar oportunidades de negócios desafiadoras e em constantes transformações.
Disciplinas da Especialização em Negócios Internacionais:
- Estratégia Competitiva
- Gestão Financeira
- Design Thinking para Estratégia
- International Marketing and Analytics
- Modelos de Negócios e Internacionalização
- Negócios Globais
- Tópicos Especiais I
- Tópicos Especiais II
- Tópicos Especiais III
- Tópicos Especiais IV
Mais informações sobre a Especialização em Negócios Internacionais podem ser consultadas aqui.