Duração do curso
Período de inscrição

Modelos de Aula

Segmentos de Aulas e Aulas Completas

Essa seção apresenta um compilado de alguns modelos de aula e/ou curso sobre política nuclear global, em nível universitário (graduação e pós-graduação). É preservado o entendimento da sala de aula menos como um espaço exclusivamente instrutivo e mais como contexto de troca e engajamento através do binômio ‘ensino-aprendizagem’. Por isso, são enfatizadas as perguntas para um debate estruturado como eixo das aulas.

Para desenvolver esses modelos, analisamos os currículos dos cursos de graduação e pós-graduação dos principais programas de Relações Internacionais no Brasil. Assim, os modelos buscam cobrir a gama de campos, perspectivas e temáticas que aparecem no treinamento em Relações Internacionais no país. Apesar disso, todos os modelos foram desenvolvidos de forma a que pudessem ser aplicados em outras áreas de formação, tais como o Direito e as Ciências Sociais amplamente definidos.

São apresentadas 4 categorias de treinamento em ‘política nuclear global’. As três primeiras englobam modelos que vão desde segmentos de aula (10-25 minutos) até 2 aulas completas, com bibliografia, temas, perguntas e material complementar. Os modelos são fictícios e não pretendem cobrir todas as formas possíveis de como se lecionar a política nuclear global.

Mais do que o conteúdo em si, nosso intuito é apresentar lógicas pedagógicas para a construção de aulas em torno dessa problemática da política internacionaL que sirvam de insumo para aqueles que procuram inserir a política nuclear global nos seus currículos de formação em diferentes áreas do conhecimento. (Esses modelos seguem em aperfeiçoamento).

Política Nuclear como um Segmento de uma Aula (25 minutos)

Política Nuclear Global como uma Aula em um Curso

Exemplo 2.1 - Estudos Estratégicos e Teoria da Dissuasão Nuclear

Curso: Teorias de Segurança Internacional

 

Exemplo 2.2 - Violências e Inseguranças Nucleares

Curso: Violência em Perspectiva Transnacional
 

Política Nuclear Global em Duas Aulas

Exemplo 3.1 - Proliferação Nuclear

Curso: Desafios Contemporâneos da Segurança Internacional
 

Exemplo 3.2 - Ordem Nuclear Global: Fundamentos e Problemas 

Curso: Normas e Instituições Internacionais Contemporâneas