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Temas e Catálogos de Leitura

A política nuclear global é um domínio muito extenso da política internacional, que se interseciona com diferentes disciplinas nas ciências políticas e sociais. Isso implica decisões políticas e pragmáticas sobre o que incluir e o que excluir no programa de um curso (ou talvez em apenas uma aula) que vise ensinar sobre a “política nuclear global”. 

Por meio dos temas e das escolhas de leituras, por exemplo, os professores definem os contornos do que é global, do que é nuclear e do que é político, ao mesmo tempo em que orientam a compreensão dos alunos sobre os fenômenos, com implicações não apenas para os campos de estudo dos quais eles - professores e alunos - fazem parte, mas também os domínios da prática da política internacional e da política nuclear global per se. 
A primeira parte deste material didático procura fornecer uma lista abrangente de tópicos e leituras sugeridas para aqueles que tomam essas decisões pedagógicas. Nós o apresentamos de forma a abordar a ortodoxia de temas e perspectivas sobre 'política nuclear global', mas principalmente de maneira a exercer uma abordagem 'crítica' à pedagogia em Relações Internacionais, objetivando descentrar os entendimentos empíricos e teóricos etnocêntricos da política (nuclear) global, expandir a interdisciplinaridade e diversificar as 'faces' e lugares da produção do conhecimento. Este ainda é um exercício imperfeito e requer reflexão e reformulações contínuas.