Apresentação

 

O século XXI trouxe consigo mudanças significativas na percepção europeia acerca do sistema internacional, da ordem global e de seu próprio futuro. Na segunda metade dos anos 2000 falou-se muito sobre crises na União Europeia: economia, legitimidade e demografia foram, cada um a seu tempo, vistos como áreas que ameaçavam retardar ou obstruir o processo de integração no continente. Do mesmo modo, o surgimento de um sistema multipolar, caracterizado pela redistribuição de poder – principalmente econômico – criou novos desafios e oportunidades para as relações internacionais. Este fato ficou evidente com a nova abordagem à política externa presente no Tratado de Lisboa (2007) e a diversificação das relações da União, especialmente a partir da inclusão dos BRICS no marco dos acordos de Parceria Estratégica. A crise também transformou a percepção sobre o modelo europeu de integração e sobre a UE em si, tendo as dúvidas sobre os limites da integração permeado o discurso dos arquitetos da integração regional na América do Sul (Mercosul/Unasul) e na Ásia (ASEAN).

O objetivo do projeto de pesquisa é analisar o impacto deste novo ambiente internacional na UE, particularmente no campo da política externa, imigração, segurança e governança global. Ênfase é dada aos mecanismos de projeção internacional da UE, às relações Brasil-UE e às percepções externas acerca da União.

A finalidade deste projeto é promover o campo de Estudos Europeus na academia brasileira. Assim, no contexto das relações da UE com o Brasil e outros países emergentes, promovemos parcerias com Think-Tanks, centros de pesquisa e universidades de várias partes do mundo. O projeto também busca capacitar pesquisadores no campo, e para tal tem um programa de fellows em Estudos Europeus.

Coordenadora: Elena Lazarou.

MaisCompartilhar          

 

 

Copyright © 2017 CPDOC

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News