Projetos Associados

MEMÓRIA HISTÓRICA DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL

A década de 2000 assistiu ao retorno do debate público, no Brasil e no mundo, sobre o uso da energia nuclear como alternativa a combustíveis fósseis. Também assistiu ao retorno de intensos conflitos diplomáticos vinculados à possibilidade do uso da força como o fim de evitar a proliferação nuclear. Este trabalho oferece uma análise histórica baseada em depoimentos dos principais atores sobre a trajetória do programa nuclear brasileiro, recuperando a narrativa de suas origens até os dias de hoje.

O principal resultado deste projeto será a produção e disponibilização pública de mais de 100 horas de entrevistas com pessoas que tiveram atuação destacada na área de energia nuclear no Brasil.

Este Projeto é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos, e é coordenado pela profª. Marly Motta (CPDOC/FGV).

 

THE CHALLENGES TO TRUST BUILDING IN NUCLEAR WORLDS

Este projeto é uma iniciativa do professor Nicholas J. Wheeler, do Departamento de Política Internacional Universidade de Aberystwyth (Reino Unido), cujo componente dedicado ao estudo do caso do fim da rivalidade nuclear entre Brasil e Argentina é gerenciado em parceria com o Centro de Relações Internacionais da FGV. O financiamento é provisto pelo Economic and Social Research Council britânico e pela FINEP (Brasil).

O projeto estuda o papel da confiança na política internacional, e tem no caso Brasil-Argentina uma de suas principais ilustrações (outras incluem o sul da Ásia e o Oriente Médio). O grupo de pesquisa irá produzir lições para a construção de confiança que tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens políticas na área nuclear.

Para produzir novas fontes de pesquisa primárias a respeito do assunto, o grupo de pesquisa fará uma história oral critica: técnica de pesquisa que coleta depoimentos de história oral com mais de um depoente ao mesmo tempo.

O site principal do projeto pode ser acessado aqui.

 

NUCLEAR PROLIFERATION INTERNATIONAL HISTORY

O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas recebeu um financiamento para um projeto de pesquisa intitulado Nuclear Proliferation International History.

Com um cronograma de três anos, o projeto visa construir uma rede internacional de instituições atuando nas áreas de história internacional da proliferação nuclear, temas de não-proliferação e contra proliferação, baseados em fontes de história oral, história oral crítica, conferências e arquivos ao redor do mundo. O objetivo central deste projeto é reavaliar a história da proliferação das armas nucleares e do regime de não-proliferação através de uma abordagem de história internacional comparada. Espera-se que os resultados deste projeto possam informar ativamente os debates públicos sobre o tema.

O site principal deste projeto pode ser acessado aqui.

O financiamento para este projeto foi generosamente concedido pela Carnegie Corporation of New York.

 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS E POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO FIGUEIREDO

Este projeto busca promover o estudo da política externa e das relações internacionais do Brasil durante o governo João Figueiredo (1979-1985) através da análise de novas fontes primárias recentemente disponibilizadas para consulta. A primeira parte desta pesquisa será destinada à avaliação da produção intelectual publicada sobre o tema com o objetivo de mapear os consensos, as divergências e as principais linhas interpretativas, bem como identificar os principais desafios analíticos. A segunda parte consiste no tratamento do arquivo do ex-chanceler Ramiro Saraiva Guerreiro. Espera-se uma publicação que contextualize os principais temas do período à luz de documentos recém-liberados e trechos do longo depoimento do ministro Guerreiro ao CPDOC. Relações Exteriores (1974-79).

 
Copyright © 2017 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede