Oliver Stuenkel escreve sobre Cúpula das Américas e ausência de cooperação regional
10/04/2018

O professor Oliver Stuenkel, em sua coluna no jornal El País, escreveu sobre a Cúpula das Américas, a qual acontecerá nos próximos dias 13 e 14 de abril. Segundo Stuenkel, até os mais otimistas com relação ao evento torcem para que figuras como o presidente Trump não aproveitem o momento para acentuar opiniões contrárias às migrações. Não há perspectivas de cooperação regional, no atual contexto, a exemplo da paralisia da região com a crise na Venezuela. Ainda, o professor enfatiza que essa configuração é danosa não apenas para a América, mas para todos os países que buscam solucionar problemas domésticos: “Sem uma cooperação regional sistemática e coordenada, políticas públicas gerarão menos bens públicos. No entanto, os governos não são os únicos responsáveis. As universidades brasileiras, por exemplo, ainda não investem o bastante na formação de futuras elites políticas que enxerguem a região como crucial para resolver problemas domésticos. No Brasil, em particular, falta uma consciência latino-americana [...]”

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.