Curso intensivo “História da Política Externa Brasileira”
14/07/2017
Estão abertas as matrículas para o intensivo “História da Política Externa Brasileira”, aberto para alunos da FGV e também ao público externo. O curso debaterá as principais linhas interpretativas da História diplomática e da história das relações internacionais do Brasil desde os anos da emancipação até a Nova República, com ênfase na narrativa institucional do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é que, ao fim da disciplina, os alunos sejam capazes de sugerir uma visão crítica dessa narrativa.
 
A disciplina será ministrada pelos professores João Daniel Lima de Almeida e Guilherme Casarões em São Paulo entre os dias 31 de julho e 11 de agosto, das 17h às 23h.
 
Para mais informações sobre o curso e sobre o procedimento de matrícula, que ocorre até o dia 27 de julho, acesse este link.
 

João Daniel Lima de Almeida é historiador (UFF) mestre em Relações Internacionais (IRI/PUC-RJ) e um dos fundadores do Curso Clio, onde lecionou para cerca de 500 alunos, hoje diplomatas do Ministério das Relações Exteriores. Foi professor do Colégio Pedro II, da PUC-RJ e da FGV. Foi coordenador da Graduação e da pós graduação em RI da Universidade Cândido Mendes. É autor do Manual do Candidato de História do Brasil editado pela Fundação Alexandre de Gusmão.
 

Guilherme Casarões é doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC). Tem experiência e artigos publicados na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Copyright © 2017 CPDOC

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede